Se seus pés transpiram bastante e você passa o dia com sapato fechado provavelmente já deve ter passado ou esteja sofrendo com o mau cheiro provocado pelas bactérias que se proliferaram em seus pés e estão causando o famoso chulé.

O suor que é produzido pelas glândulas sudoríparas que estão nos pés pode ocorrer por diversos motivos entre elas estão o estresse, a ansiedade, sofrer com hiperidrose ou devido algum medicamento.

E o que fazer para acabar com o chulé nos pés?
Para eliminar o mau odor dos pés, selecionamos algumas receitinhas caseiras para você ficar livre do chulé, veja a seguir:

1° Receitinha para acabar com o chulé:
– Você precisará de dois saquinhos de chá preto para cada litro de água quente.

  • Para preparar a receitinha basta pegar um recipiente acrescentar a água quente e os saquinhos com o chá preto. Mergulhe os seus pés e deixe na solução por 30 minutos. Se por acaso você esteja com um chulé muito forte, essa será a melhor forma de eliminar as bactérias que estão se multiplicando em sues pés e de quebra ajudará a fechar os poros  do seu pé e fará com que ele transpirem menos.

Agora, se o mau odor em sues pés é menos grave, você pode utilizar apenas de dois saquinhos de chá preto e 1 litro de água. Mergulhar os pés e deixar na misturinha por 15 minutos.

2° Receitinha para acabar com o chulé:
– 2 Comprimidos de sal de frutas;
– 1 litro de água morna.

  • Você precisará de um recipiente para os seus pés. Despeje a água morna e acrescente os dois comprimidos do sal de frutas. Mas caso não tenha os comprimidos você pode utilizar duas colheres de bicarbonato de sódio com a mesma quantidade de água. Mergulhe os pés na misturinha e permaneça por 15 minutos. Fazer a receitinha duas vezes na semana.

Essa receitinha é muito interessante, pois o bicarbonato de sódio presente o sal de fruta irá ajudar a equilibrar o pH dos seus pés, fazendo com que as bactérias não se proliferem.

3° Receitinha para acabar com o chulé:
– 1 xícara de vinagre branco;
– 1 litro de água.

  • Pegue um recipiente e acrescente os dois ingredientes. Mergulhe os pés na solução e permaneça por 15 minutos. Ao fazer essa receitinha você estará utilizando as propriedades ácidas do vinagre para matar as bactérias que estão provocando o chulé em seus pés.

Cuidados que você deve ter com os seus pés para não sofrer com o mau cheiro:
– Semanalmente faça uma esfoliação em seus pés, para remover o excesso de pele morta. Você pode fazer uso de uma escovinha no momento em que estiver lavando os pés.

– Após o banho seque os seus pés de forma delicada e não se esqueça de passar a toalha entre os dedos.

– Quando for necessário fazer uso de sapatos fechados, utilize meias de algodão parar que a transpiração e circulação de ar em torno dos pés sejam mais eficientes.

– Passe em seu sapato fechado uma colher de chá de amido de milho antes de calçá-los. Dessa forma você mantém os pés sequinhos e livre de maus odores.