Um hábito bastante comum e utilizado é deixar as unhas de molho em um recipiente com água e amolecedor de cutícula, né verdade? Essa prática é muito popular entre as manicures brasileiras, mas apesar de aparentar ser prática e simples ela acaba removendo a proteção natural das unhas, descamando a esmaltação mais rápido, deixando as unhas fragilizadas e ressecadas.

Por que amolecer a cutícula na água faz tanto mal?

Ao colocar os dedos na água, seja ela morna ou fria, as unhas acabam absorvendo o líquido e consequentemente inchando. Com isso a esmaltação acaba lascando com facilidade devido ao processo de contração da unha. Por isso, o melhor é não molhá-las e em vez disso, fazer uma esfoliação de açúcar com auxílio de uma escovinha seca.

Mas caso você seja um adepta a água nesse processo, será necessário deixar suas unhas secarem naturalmente para que então você possa aplicar o esmalte.

Você pode facilmente substituir a água por apenas amolecedores de cutículas ou cremes hidratantes de sua preferência.

Vale ressaltar de quem possui unhas fragilizadas e possui esse hábito, só estará ajudando a piorar a situação das unhas. Por isso, dê preferência aos cremes amolecedores de cutículas ou hidratantes para mãos para fazer a remoção ou empurrar a cutícula da unha. Esse processo demora apenas alguns minutos e será eficiente como a água.