Os cuidados diários com as mãos, por muitas vezes acabam sendo esquecido e permite que elas se tornem maltratadas e até mesmo aumentando a sua idade real.

Por sempre serem enfatizados os cuidados com o corpo, o rosto e os cabelos, muitas mulheres acabam deixando de lado os devidos cuidados com as mãos. As mais vaidosas quando não cuidam das suas mãos, acabam tendo a sua idade entregue por elas. Pois como as mãos ficam uma das áreas mais difícil de disfarçar, elas acabam evidenciando ou até aumentando a sua idade.

As mãos revelam a sua idade!Uma das celebridades que sofrem com envelhecimento avançado das mãos quando comparamos o conjunto (corpo, rosto e cabelos) é a cantora Madonna, 55 anos. Apesar de ter um rosto praticamente impecável, sua idade é entregue pelas suas mãos e braços. A mídia de plantão não perde a oportunidade de alfinetar a rainha do POP.

Como as mãos ficam em uma região do corpo que mais sofre com a ação do tempo, devido a tendência natural de perder gordura e elasticidade ao longo da vida, e por está exposta aos agentes externos, como produtos químicos, cigarro e sol. E por muitas vezes ser esquecida dos cuidados diários, as mãos acabam fragilizadas e envelhecidas.

Para evitar que as mãos ganhem aspecto de envelhecidas e sofridas é importante fazer a hidratação diária, como também utilizar protetor solar e evitar uso de produtos químicos fortes. Confira a seguir algumas dicas importantes quanto ao cuidado das mãos:
As mãos revelam a sua idade! hidratantes

Para as mãos que não possuem manchas
As famosas manchinhas escuras, que na realidade se chamam melanoses, ocorrem devido à exposição constate ao sol. Para evitar o seu surgimento, é importante utilizar filtro solar, dessa forma você estará protegendo a sua pele das radiações UVA e UVB. Já para as pessoas que vivem ou trabalham constantemente em ambientes externos e com muita exposição solar, é importante aplicar o filtro solar de duas em duas horas. Já para quem permanecem em ambientes fechados ou com pouca exposição solar, é indicado utilizar o protetor solar três vezes ao dia (pela manhã, na hora do almoço e no meio da tarde). Muitas podem até falar “nossa, isso tudo?” mais quantas vezes você lava as suas mãos por dia. Mesmo quando utilizamos produtos à prova d’água ele tende a ser eliminado.

As peles mais claras devem utilizar no mínimo, filtro solar fator 30. Já para a pele morena (quando não exposta ao sol com frequência) deve utilizar no mínimo filtro solar fator 15. Agora caso as suas mãos já estejam manchadas confira as dicas a seguir.

Mãos com manchas
Quando as mãos já se encontram manchadas, os dermatologistas indicam cremes clareadores formulados com ácidos, como o alfa arbutin, o kójico e a vitamina C. É muito importante consultar um dermatologista ao utilizar alguns cremes com ácidos.

Falta de elasticidade na pele das mãos
É possível combater a falta de elasticidade da pele das mãos com produtos que estimule a produção de colágeno, como por exemplo, o peeling químico, que promove a troca de células velhas por células mais jovens e permitir um aspecto mais aveludado da pele.

Vasinhos e veias saldadas
Para remover os vizinhos mais superficiais, é utilizado o laser, que costuma dar resultados bastante satisfatórios.

Agora para melhorar o aspecto das veias saltadas é feita um preenchimento, à base de ácido hialurônico ou hidroxiapatica, que deixa a pele com aspecto uniforme. Esse resultado tem durabilidade de dois anos ou mais.

O Peeling ideal para cada pele
O peeling tem a função de renovar a aparência da pele, porém deve se utilizada com cautela, pois ela pode ser agressiva quando utilizada de maneira incorreta. O ácido tricoroacético que só deve ser aplicado a cada seis meses, promove a descamação da mão, deixando a pele bastante vermelha, mas também existem outros peeling superficiais, como os ácidos retinóico e o glicóico. A escolha do ácido irá depender a avaliação do dermatologista. Lembrando que em todos os casos, é importante evitar a exposição solar nos dias seguintes ao tratamento. Geralmente é indicado utilizar um peeling menos forte e com maior número de vezes, do que um mais abrasivo a pele.

Os dermatologistas afirmam que com um tratamento adequado, é possível eliminar até 20 anos da aparência das mãos. Uma mulher que possua 50 anos poderá ter mãos de 30. Por isso, comece a cuidar das suas mãos!