Em todos os salões é fundamental ter uma esterilização nos instrumentos utilizados pelos profissionais, por isso, esse é um dos pontos em que o consumidor deve ficar atento, pois quando esse material não é devidamente esterilizado ele pode transmitir doenças como hepatite, micose e o HIV. Como muitas de você possuem dúvidas se deve utilizar a autoclave ou estufa, veja a seguir, as suas principais diferenças:

Neste caso, será fundamental fazer uso das estufas ou autoclaves para esterilizar os instrumentos. Quando se utiliza a estufa, ela permite a esterilização e destrói qualquer micro organismo, bactéria, vírus ou fungos presente nos instrumentos. Devido ao seu calor seco, ele e o método mais recomendado para esterilização.

Já esterilização por autoclave, que ocorre pelo vapor saturado sob pressão, também é indicada da mesma forma que a estufa. Apesar de serem métodos diferentes a esterilização as duas são eficazes e matam todos os microorganismos contidos nos materiais utilizados pelas manicures.

A estufa esteriliza os materiais através da temperatura elevada, por um tempo pré-determinado. Já a autoclave pode receber materiais que não resistem a altas temperaturas, como plásticos e borrachas. Agora nas estufas podem ser colocados materiais inteiramente em aço e inox.