As mulheres que sofrem com unhas fracas e quebradiças sempre estão buscando uma forma de reverter esse probleminha. Boa parte que se queixam de unhas fininhas, quebradiças e que não crescem, acaba utilizando a base com formol, que aumentam as chances das unhas crescerem mais resistentes.

Hoje é muito fácil encontrar uma receitinha manipulada a base de formol na internet e em blogs. Pra vocês ficarem cientes, o uso formaldeído nas unhas (formol) pode está em concentrações de até 5%, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na base fortalecedora de unhas e em quantidades menores em outros cosméticos (com no máximo de 0,2%). São por esses motivos que a venda do fortalecedor de unhas é liberada e não necessita da receita de um dermatologista.

Vale à pena salientar que o uso da base com formol não irá funcionar em todos os casos em que a pessoa possua unhas fracas. Pois, o formaldeído pode provocar alergias e nos casos onde sua concentração é muito baixa, acaba não sendo eficiente. Se você possui alergia a esmaltes comuns é melhor não ariscar em usar a base de formol para fortalecer as unhas.

Outro ponto importante para compreender como a base de formol funciona é que ele faz com que as unhas se tornem mais enrijecidas e duras. Já que ele aumenta as ligações das proteínas (queratinas) que da forma a unha. Se por acaso suas unhas é muito fininha e quando você está na água (banho ou piscina) ela costuma a ficar ainda mais frágil, será indicado fazer uso da base com formol com concentração de 5%.

Agora se por acaso as suas unhas sejam desidratadas o uso da base com formol só irá piorar o problema, deixando suas unhas ainda mais frágeis e quebradiças, devido ao alto grau de endurecimento. Neste caso, a solução é fazer uso de uma alimentação saudável e receitinhas caseiras para fortalecer as unhas.

Lembrando que o uso prolongado da base de formol nas unhas pode tornar as unhas amareladas e o momento de cortá-las bastante doloroso.