Calcanhares rachados e ressecados são bastante comuns, esse probleminha que por muitas vezes é bastante doloroso, atinge boa parte da população.

Geralmente em regiões onde a temperatura é mais quente e a umidade do ar seja menor, principalmente no período de outono/inverno. É necessário redobrar atenção quando a hidratação dos pés e calcanhares. Pois, caso não tenha os devidos cuidados essa região dos calcanhares podem rachar e formar fendas, que são bastante dolorosas.

Causas da Rachadura nos pés
Calcanhar Rachado - Causas e Tratamento - rasteirinha
Quando utilizamos chinelinhos, rasteirinhas, sapatos sem saltos ou possui o habito de andar descalço, aumentamos a pressão nos calcanhares. Dessa forma a região do calcanhar acaba recebendo toda descarga de peso e impacto. Caso os pés não sejam hidratados com certa frequência, a região afetada começa a engrossar se tornando áspera e ressecada. E caso não seja tomada nenhuma providência, começam a surgir à formação de calosidades e de rachaduras nos pés.

As rachaduras nos pés podem surgir também devido a outras causas: como deformidade nos pés, hereditariedade, doenças vasculares, diabetes, consequências de psoríase, micose, agressões químicas.

Já as fissuras no calcanhar podem variar de espessura, algumas delas podem ser bastante superficiais e outras podem atingir uma camada mais profunda da pele, podendo ocasionar sangramento e dor. Isso ocorre, pois quando a camada externa da pele endurece e se torna mais espessa, o tecido perde a elasticidade e abre, devido a pressão que na região do calcanhar acaba recebendo com o impacto ao caminhar. Quando a fissura é profunda e atinge a segunda camada da pele, que é a derme, pode ocasionar o sangramento e dor, pois os nervos dessa região são atingidos.

Tratamento
hidratanto pés rachados

  1. Para tratar as rachaduras nos pés, é necessário hidratar e esfoliar a região afetada.
  2. Hidrate os pés várias vezes ao dia com um hidratante específico para os pés, que possua em sua formula uréiaácido salicílico ou ácido lático. E para que a hidratação seja mais profunda, antes de ir dormir faça a hidratação nos seus pés, embrulhe os seus pés no plástico de PVC e utilize meias (você pode fazer essa hidratação mais intensa, uma ou duas vezes por semana).
  3. Faça a esfoliação nos seus pés uma vez por semana. Dessa forma você elimina as células mortas da superfície da pele e promove a renovação celular. O resultado da esfoliação é uma pele macia, lisinha e pronta para ser hidratada. Você pode utilizar produtos específicos para esfoliação ou fazer alguma receitinha caseira. Confiram algumas delas, clicando aqui!

Quando os devidos cuidados são tomados com a pele dos pés, as rachaduras nos pés se tornam menos frequente. Agora caso você já esteja fazendo o tratamento em seus pés e não tenha surtido o efeito desejado, é importante você consultar um dermatologista para ele acompanhar o seu caso.