Se você nunca dar uma folguinha para as suas unhas, é bem provável que entre uma esmaltação e outra você observar que elas estejam um tanto amareladas, devido ao excesso de esmaltação e a utilização de acetonas ou de produtos químicos. E quando bate aquela vontade de fazer uma francesinha ou até mesmos deixá-las apenas com esmalte incolor, elas  não ficando muito bonitas, e você acaba voltando para cores escuras, né verdade?

Pensando nesse probleminha, resolvi fazer um post especial com receitinhas caseiras que ajudam a clarear as unhas e diminuir o amarelado.

Água oxigenada e água
Uma forma caseira e simples de clarear as unhas, é utilizando a água oxigenada (volume 10) e com água quente. Basta colocar a água quente em um recipiente e acrescentar uma tampinha do frasco da água oxigenada – volume 10 e colocar as suas unhas por 10 minutos. Lembrando que as unhas devem estar sem esmalte e sem resíduo de qualquer produto químico.

Suco de limão
Outra receitinha caseira para clarear as unhas, é esfregar as unhas com suco de limão e deixar agir por 10 minutos. Lembrando que você não deve expor suas mãos ao sol durante esse procedimento. Para finalizar basta lavar bem as mãos com água e sabão.

Disfarçar o amarelado
Outra forma de disfarçar o amarelado das unhas, é utilizando uma lixa polidora. Basta passar suavemente a lixa por cima das unhas amareladas. Essa prática não deve ser constante, pois pode favorecer a descamação e o enfraquecimento das unhas.

Para evitar que suas unhas fiquem amareladas é muito importante você seguir algumas recomendações:

  • Base: É muito importante passar uma camada de esmalte base incolor nas unhas antes da esmaltação. Dessa forma o esmalte não entrará em contato direto com as unhas. Não passe o esmalte diretamente em suas unhas.
  • Tarefas domésticas: Não deixe suas unhas expostas a produtos químicos durante os serviços domésticos, como lavar roupas ou pratos. Por isso, é importante utilizar luvas de proteção para não danificar ou manchar as suas unhas.
  • Tons dos esmaltes: Faça um intervalo entre os esmaltes escuros e os claros.  Essa também é uma ótima forma de evitar que suas unhas fiquem amareladas.
  • Intervalo entre a esmaltação: Sempre um dia antes da nova esmaltação, remova o esmalte antigo com um removedor que não possua acetona e deixe duas unhas “respirarem”. Dessa forma você diminui as chances de suas unhas ficarem amarelas.