Os nossos pés é uma das regiões mais negligenciada do nosso corpo. Devido a correria do cotidiano acabamos deixando de lado os cuidados diários que deveríamos ter com ele. Os nossos pés têm função de sustentar o peso do corpo e permitir o nosso deslocamento, só por esses motivos eles deveriam ser bem cuidados. Quando você cuida dos seus pés você diminui as chances de ter micoses nas unhas dos pés e as temidas rachaduras na região do calcanhar. Portanto para manter a saúde e beleza dos pés em dia, confira neste artigo alguns cuidados que você deve ter com seus pés e unhas.

Durante o banho
Sempre que estiver no banho, lave os pés com cuidado e não se esqueça de esfregar entre os dedos. Ao finalizar o seu banho utilize a toalha para secar os pés e entre os dedos. Dessa forma você evita o acumulo de sujeira e pele morta nos seus pés.

Fazer a pedicure
É importante fazer as unhas dos pés, no mínimo a cada 15 dias. Nesse momento você deve remover a pele ressecada e endurecida na região dos calcanhares e utilizar um potente hidratante, que possibilite uma melhor absorção. Confira a seguir como fazer a pedicure em casa:

  • Será necessário colocar os pés na água morna com uma colher de bicarbonato de sódio* por 15 minutos. Neste momento você pode adicionar óleos essenciais para que o momento se torne agradável e relaxante. * O bicarbonato de sódio é utilizado para amolecer as áreas dos pés que se encontram endurecida.
  • Faça uma esfoliação em seus pés, para que a camada de células mortas possa ser removida e permitir uma melhor absorção do hidratante nos pés. Caso você possua calosidade nos pés, onde se encontram mais espessas, utilize uma lixa para os pés nesses locais. Lembrando que ao utilizar a lixa, você deve fazer movimentos suaves.
  • Quanto estiver cuidando das cutículas, utilize o amolecedor de cutículas ou o óleo de amêndoas no local e deixe agir por alguns minutos. Utilize uma espátula de pedicure para empurrar as cutículas das unhas. Para manter a saúde das unhas dos pés é importante não fazer a remoção completa da cutícula para que não ocorram infecções no local e a proliferação da micose de unha.
  • Corte as unhas em formato reto, para evitar que as unhas encrave. Outra forma de evitar que suas unhas encrave é colocar uma pequena quantidade de algodão por debaixo dos cantinhos das unhas. Utilize a ponta do palito de unha para introduzir o algodão.
  • Antes de passa o esmalte, limpe as unhas com o algodão umedecido com o removedor de esmalte. Passe uma camada de esmalte base para finalizar ou em seguida passe o esmalte que desejar.

Hidrate os pés diariamente
Para manter os pés sempre bonitos, passe em seus pés um hidratante de boa qualidade, faça esse ritual diariamente. Outra forma de manter os pés sempre bem cuidados é utilizar a vaselina nos pés antes de dormir e calçar um par de meias. No outro dia você perceberá que seus pés estarão sedosos.