Ter unhas grandes, bonitas e saudáveis é o desejo da mulherada, mas nem sempre é simples alcançar o objetivo.

Caso você ainda não saiba, as unhas são feitas de queratina e crescem mais rápido do que as unhas dos pés, apesar de ainda ser um crescimento lento. Em média, as unhas crescem cerca de um décimo de polegada a cada mês. Sendo que em alguns casos o crescimento pode ser ainda mais devagar.

Existem vários fatores que contribuem para diminuir o crescimento das unhas, como por exemplo, as alterações hormonais, problemas de saúde, deficiência nutricional, uso de determinados medicamentos, quimioterapia e o envelhecimento. Agora é possível observar um crescimento muito rápido das unhas em crianças antes da puberdade e em gestantes.

Outros fatores que prejudica o crescimento das unhas são os problemas de aflige de forma direta como a descamação, separação, rupturas e outros problemas.

Ter uma dieta saudável e um tratamento adequado para as unhas é a forma mais fácil de obter unhas fortes e com um crescimento saudável. Para facilitar e ajudar o crescimento das suas unhas confira a seguir, dez receitas caseiras para suas unhas crescerem rápido e saudável.

CONFIRA AS 10 MELHORES RECEITAS CASEIRAS PARA O CRESCIMENTO DAS UNHAS:

1° AZEITE DE OLIVA
O Azeite ajuda a hidratar e promover o crescimento das unhas. Por isso, ele é considerado o melhor amigo das unhas. Ele consegue penetrar profundamente na pele e na unhas, e assim, ajudando as unhas crescerem nutridas e saudáveis. Outro detalhe interessante é que a vitamina E presente no azeite ajuda melhorar a circulação sanguínea e reparar os danos que as unhas sofrem e promovem o crescimento e força.

Como fazer a unha crescer - azeite

  • Receitinha:
    Antes de ir dormir, aplique o óleo de oliva morno sobre as unhas e cutículas e faça uma breve massagem (por 5 minutos). Se possível utilize uma luva de algodão durante a noite para potencializar o resultado. Repita o procedimento todas as noites até observar a melhora das unhas e cutículas.

Outra opção é fazer a imersão no azeite de oliva quente por 25 minutos uma vez ao dia. Para promover o crescimento e fortalecimento das unhas.

2° LIMÕES
Um dos ingredientes imbatíveis para o crescimento das unhas é a vitamina C que os limões possuem. Além isso, ele também resolve o probleminha das unhas amareladas e renova o brilho natural das unhas.

Como fazer a unha crescer - limões

  • Receitinha:
    Você terá que mergulhar as unhas em um recipiente que contem um suco de um limão e três colheres de sopa de azeite de oliva. Antes de colocar por as unhas na misturinha, aqueça por 20 segundos no microondas e em seguida ponhas suas unhas e permaneça por 10 minutos. Faça essa receitinha diariamente para até observar que suas unhas estão mais fortes e saudáveis. Com o passar do tempo você pode passar a fazer essa receitinha uma vez na semana.

Outra forma de melhorar a aparência das unhas é esfregando uma fatia de limão nas unhas e esperar cinco minutos, antes de lavar as mãos com água morna. Repita o processo uma vez ao dia e evite passar em locais que estão com cortes ou feridas, pois irá irritar.

3° ÓLEO DE COCO
O óleo de coco é um ótimo aliado para o crescimento das unhas. Ele possui vários nutrientes que ajudam a fortalecer e hidratar as unhas. Além disso, ele também promove a hidratação das cutículas, que possui um papel primordial no crescimento das unhas. Outros benefícios do óleo de coco é que ele ajuda a prevenir infecções nas cutículas e evita a proliferação de fungos nas unhas.

Como fazer a unha crescer - oleo de coco

  • Receitinha:
    Utiliza o óleo de coco extra virgem todas as noites, antes de ir dormir. Faça uma massagem com movimentos circulares para ajudar a circulação no local.

Outra forma de você fortalecer e acelerar o crescimento das unhas é misturando ¼ de uma xícara de óleo de coco, ¼ de uma xícara com mel e 4 gotas de óleo essencial de alecrim. Aqueça no microondas por 20 segundos. Em seguida mergulhe suas unhas na misturinha por 20 minutos. Repita essa receitinha de uma a duas vezes durante a semana.

4° SUCO DE TOMATE
Os tomates possuem em sua constituição uma grande quantidade de biotina, que ajuda acelerar o crescimento das unhas, como também dar mais brilho e deixa elas mais espessas. Além disso, os tomates também possuem vitaminas A e C, que deixam as unhas saudáveis e a pele mais bonita.

Como fazer a unha crescer - suco de tomate

  • Receitinha:
    Misture ½ xícara de suco de tomate e 2 colheres de sopa de azeite em um recipiente. Em seguida, mergulhe suas unhas na misturinha e deixe por 10 minutos. Repita a receitinha diariamente até alcançar o resultado desejado.

5° SUCO DE LARANJA
A vitamina C presente no suco da laranja também pode acelerar o crescimento das suas unhas! Pois a vitamina C estimula a produção de colágeno e mantém as unhas fortalecidas. Além disso, outro benéfico da laranja é o ácido fólico, que ajuda as unhas crescerem mais rápido.

Como fazer a unha crescer - suco de laranja

  • Receitinha:
    Esprema duas laranjas e despeje em um recipiente o seu suco. Em seguida, mergulhe suas unhas no suco de laranja fresco e permaneça por 10 minutos. Após esse período, lave as unhas com água morna e finalize aplicando hidratante nas unhas e cutículas. Repita o procedimento diariamente até obter o resultado desejado.

6° BIOTINA
A biotina é uma vitamina que ajuda no crescimento saudável das unhas. A biotona também é conhecida como vitamina H. Ela ajuda não só o crescimento das unhas como também a dos cabelos, já que melhora a estrutura da queratina. Muitas vezes quanto as unhas estão finas  e fracas pode ser a falda da biotina no organismo.

Como fazer a unha crescer - biotina

  • Receitinha:
    Consuma alimentos rico em biotina em sua dieta como ovos, cenoura, tomate, amêndoas, nozes, cereais integrais, lentilhas, leite, soja, aveia, couve-flor, morangos e pepino. Outra opção é fazer uso de suplemento de biotina, converse com seu médico para saber se no seu caso a suplementação é necessária.

7° CAVALINHA
A erva cavalinha já era usada pelos antigos gregos e romanos com a finalidade para o crescimento das unhas. Sendo assim uma fonte de sílica, cálcio e outros minerais que contribuem para saúde das unhas como de todo o organismo.

Como fazer a unha crescer - cavalinha

  • Receitinha:
    Adicione ¾ de uma colher de chá de cavalinha seca para 2 xícaras de água fervente. Cubra a infusão e deixe descansar de 10 a 15 minutos. Coe e deixe esfriar. Em seguida, mergulhe as unhas na solução por 20 minutos. Finalize lavando e hidratando suas unhas e cutículas. Você pode repetir a receitinha 4 vezes durante a semana. Além disso, você pode tomar o chá de cavalinha uma vez ao dia para também ajudar a fortalecer as unhas.

8° URTIGA
Algumas ervas podem ajudar bastante no crescimento das unhas como é o caso da Urtiga. A erva possui em sua constituição em quantidade elevada de sílica e outros minerais que são essenciais para formação e fortalecimento das unhas. Dessa forma ela acaba evitando o enfraquecimento das unhas.

Como fazer a unha crescer - urtiga

  • Receitinha:
    Adicione três colheres de chá de folhas secas de urtiga em uma xícara com água quente. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe e adicione um pouco de mel. Beba o chá com essa erva diariamente para que as unhas fiquem fortes e saudáveis.

9° ÓLEO DE LINHAÇA
O óleo de linhaça ajuda a promover o crescimento das unhas, deixando elas mais fortes,  nutridas e menos quebradiças, pois o seu alto teor de ácidos graxo (ômega-3) e propriedades anti-inflamatórias acaba melhorando o aspecto das unhas.

Como fazer a unha crescer - oleo de linhaça

  • Receitinha:
    Lave as unhas e aplique um pouco do óleo de linhaça sobre a unha. Esfregue bem as unhas e remova o excesso. Em seguida, aplique a base da sua escolha sobre a unha e por fim o esmalte.

10° PROTEÍNA
As unhas são constituídas basicamente por queratina, um tipo de proteína.  Quando sua dieta é rica em proteína, consequentemente as suas unhas crescerão mais rápido e fortes. Já quando a dieta é pobre em proteína a primeira a sofrer as consequências serão as suas unhas, se tornando frágeis e quebradiças.

Como fazer a unha crescer - proteina

Receitinha:
Consuma alimentos rico em proteína em sua dieta como frango, carne, peixe, leite, ovos, iogurte, soja, lentilhas, tofu, ervilhas, quinoa, etc.