Devido à vida corrida ou pelo fato de não ter paciência em remover a cutícula, muitas mulheres vem aposentando o alicate de unha. Quem tem o hábito de remover as cutículas para deixá-las com aparência sempre “fundinha”, já deve ter percebido que com o tempo a cutícula vem crescendo cada vez mais rapidamente e ficando mais grossa.

Por esse motivo o processo de transição, onde você abandona o alicate para voltar a ter as cutículas fininhas é demorado e será necessário se adaptar a nova rotina de cuidados com as unhas. Caso você ainda não sabe ao certo se deseja de fato parar de remover a cutícula, confira a seguir dúvidas de quem sempre vai iniciar o processo de transição possui.

Em quanto tempo as cutículas voltam a ficar finas?
Boa parte das mulheres começa a remover a cutícula ainda na adolescência e passam por muitos anos fazendo esse ritual de retirada das cutículas. Já o nosso corpo acaba entendendo que a remoção da cutícula é uma agressão e acaba engrossando essa pele para que ela se torne mais resistente. E a partir do momento em que você parar de remover a cutícula o corpo irá levar um certo tempo para compreender que a  pele não será mais agredida, e como o tempo voltará a crescer mais fininha e saudável.

Terei que abolir de vez o alicate?
Deixar de remover a cutícula não é abandonar de vez o alicate de forma definitiva. Ainda nas primeiras semanas ou até mesmo meses ele pode ajudar a remover apenas aquelas cutículas que sobe incomodam ou que estejam muito grandes. Por isso, a melhor dica é utilizar a espátula para empurrar a cutícula e só então fazer uso do alicate para remover apenas a cutícula que insiste em subir. Com o tempo você perceberá que não será necessário fazer uso do alicate, já que suas unhas estarão bem cuidadas.

O que fazer para melhorar aparência da cutícula durante a transição?
A princípio a pele grossa da cutícula é geralmente ressecada, por esse motivo para que ela volte a ficar mais fininha com uma aparência bonita é fundamental hidratar a cutícula com uma cera nutritiva, vaselina ou hidratante específico para as mãos. Por isso, não deixe de ter sempre na bolsa, na sua mesinha de cabeceira ou na mesa de trabalho para ser aplicado ao logo do dia. Nesse momento em que você estiver aplicando o produtinho não deixe de fazer uma breve massagem no local. Você perceberá em pouco tempo que suas cutículas estarão mais bonitas e saudáveis.