Por mais que tentamos evitar a formação de novos calos nos pés, ainda pode ser que os calos mais antigos possam se desenvolver e crescer, permitindo que você não apenas sofra com aparência dos seus pés como também sinta intensas dores nessas regiões. Por muitas vezes, essas dores acabam interferindo nas suas atividades diárias e comprometendo a sua saúde. Foi pesando nisso, que resolvemos trazer esse artigo com algumas dicas de como tratar calos dolorosos em casa, para que assim seus pés voltem a ficar bonitos.

Principais causas da formação de calos nos pés:
Os calos nos pés geralmente ocorrem devido ao uso de sapatos inadequados, que acabam causando dores e fricção nas laterais dos dedos e na planta dos pés. Fazer uso de calçados adequados e escolhendo os modelos de forma correta, irá diminuir as chances de formação de calos nos pés.

Principais sintomas de calos nos pés:
Você poderá observar que está ocorrendo à formação de calos nos pés quando:
– Certas regiões dos seus pés se tornam mais endurecidas;
– Com maior sensibilidade ao contato com outros materiais (calçados);
– Possuem forma circular que por muitas vezes pode endurecer e levar bastante tempo para ser eliminado.

Confira a seguir alguns métodos para tratar calos dolorosos nos pés:
Esfoliação + hidratação:
Para diminuir a asperezas do calo é muito importante fazer uma esfoliação na região afetada, pois ela ajuda a promover a eliminação das células mortas e permitindo a sua regeneração. Após a esfoliação faça uso um hidratante denso, para deixa a  pele mais suave e hidratada.

Água morna + pedra pomes: Para suavizar os calos mais duros, é colocando os seus pés em um recipiente com água morna por 20 minutos, para que a pele se torne mais maleável. Em seguida, esfregue a pedra pomes por cima do calo, para diminuir o seu tamanho. Faça o movimento com a preda pomes de forma suave, repita o procedimento uma vez por semana, e aos poucos você irá diminuir o calo em seu pé.

Tratamento cirúrgico: Caso o calo já esteja provocando deformidade no ou dores intensas no pé, você pode recorre a um tratamento cirúrgico para eliminar o calo. É importante você consultar um podólogo para verificar se seu caso será necessário de algum tratamento mais específico.