Se por acaso você esteja com suas unhas encravadas, ainda no estágio inicial, você irá precisar de uma tesoura de ponta fina e álcool para esterilizá-la. Lembrando que se a área ao redor da unha afetada esteja inchada, com pus ou vermelha, você deve ir ao médico para realizar uma pequena cirurgia de retirada.

Como tratar da unha encravada em casa:

  • Se por acaso suas unhas esteja apenas levemente encravadas você terá que colocar o pé afetado com a unha encravada de molho em um recipiente com água morna, deixe por 20 minutos.
  • Será necessário limpar bem a unha encravada e remover qualquer resido ou sujeira que esteja nas laterais ou abaixo da unha. Utilize uma espátula para fazer a limpeza.
  • Em seguida, utilize uma tesoura de unha (que previamente foi esterilizada com álcool), levante a unha encravada e corte o cantinho que está incomodando.
  • Para finalizar, utilize um pó ou uma solução antisséptica no local, para melhorar a cicatrização e evitar a infecção no local.

*** É importante manter os pés longe dos calçados fechados ou meias por alguns dias. Sempre mantenha a unha sequinha após o banho.

Como diminuir as cores provocadas pela unha encravada?
Para aliviar as dores provocadas pela unha encravada você pode utilizar um anestésico local, realizando uma massagem superficial. Caso a unha encravada possua pus, o mais indicado é consultar um médico para um tratamento adequado.