Quando as manchas surgem nas unhas geralmente é um sinal que algo não está bem com sua saúde. Essas alterações são um alerta do nosso corpo para alguma mudança que esta ocorrendo.

Podem surgir vários tipos de manchas nas unhas, existem as manchas brancas, manchas brancas transversais, manchas de sangue e manchas amareladas, manchas escuras. Confira a seguir o que represente cada tipo de mancha:

As principais causas das manchas nas unhas:

  • Manchas brancas: É sinal de infecções fúngicas, ou seja, micose nas unhas. Também podem ser sinal de deficiência da vitamina B12, B3 e zinco.
  • Manchas de sangue: Os hematomas podem ocorrer devido a um trauma recente, lúpus eritematoso sistêmico, deficiência de vitamina C, endocardite bacteriana, policitemia (aumento no número de hemácias) e meningite meningocócica.
  • Linhas brancas transversais: Elas podem surgir devido a uma intoxicação aguda por algum medicamento, hipoalbuminemia (deficiência da proteína albumina no organismo) ou doenças renais.
  • Manchas amareladas: Geralmente ocorre devido a infecções fúngicas (também conhecida como micose), edema de extremidades (pessoas que tem retenção de líquidos ou problemas de circulação), doenças pulmonares (bronquite, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC), hepatite C ou fez uso prolongado do tetraciclina (antibiótico que mancha as unhas e os dentes). Pessoas que tem retenção do betacaroteno no organismo (devido a ingestão de alimentos alaranjados como mamão), cenoura e laranja podem sofrer com manchas amareladas nas unhas.
  • Manchas escuras: As manchas podem ocorrer devido a infecções fúngicas (micoses), Síndrome de Cushing, Addison, deficiência da vitamina B12 ou uso de cloroquina (medicamento utilizado para proteção solar).

A melhor forma de eliminar as manchas em suas unhas é consultando um dermatologista para saber com mais detalhes a causa e origem, já que ela pode ter diversas etiologias. Com as orientações do seu médico o tratamento atuará diretamente na causa.