No momento em que estamos fazendo as unhas, alguns cuidados são essenciais, principalmente quando se faz a remoção das cutículas, pois caso não tenha os devidos cuidados, pode virar uma tremenda dor de cabeça. Confira a seguir, alguns cuidados que você deve ter na hora de fazer as unhas.

Cuidados na hora de fazer as unhas 01As unhas precisam de um momento para “respirar”?
Quando ocorre o excesso de esmaltação nas unhas, pode ocorrer o enfraquecimento e levar as unhas se quebrarem com maior facilidade. Para que isso não ocorra, é importante sempre deixar as suas unhas ao natural sempre um dia antes da nova esmaltação. Porém, caso as suas unhas já estejam enfraquecidas, aumente o período para 7 dias sem esmaltes, utilize um bom fortalecedor de unhas e evite produtos químicos, pois eles provocam o desgaste das unhas. Dessa forma você irá recuperar a força e brilho em suas unhas.

Cuidados na hora de fazer as unhas 02Remover ou não as cutículas
O hábito de remover as cutículas é bastante cultural, porém quando removemos por completo as cutículas, tiramos a barreira natural das unhas contra os agentes infecciosos. A dica é não fazer a retirada completa das cutículas. O correto seria sempre hidratar a região e empurrar a cutícula com auxílio de uma espátula, sempre com bastante delicadeza e remover apenas as “pelinhas” que tende a se soltar.

Cuidados na hora de fazer as unhas 03O ato de roer as unhas traz  alguma consequência?
Ao roer as unhas você permite que ocorra uma série de lesões as suas unhas, podendo levar a deformidades ou até mesmo a destruição definitiva das unhas. Outro ponto negativo deste hábito é que levar os dedos a boca pode provocar diversas infecções virais e bacterianas, pois a região fica suscetível aos micro-organismos, que são bastante prejudicial a saúde.

Cuidados na hora de fazer as unhas 05Ao lixar as unhas elas enfraquecem?
Não, pois as unhas sempre bem lixadas possuem menores chances de quebrar, dessa forma diminui as chances de ficarem fracas.

Cuidados na hora de fazer as unhas 04Posso contrair hepatite C ao utilizar o kit manicure do salão?
Geralmente a contaminação pela hepatite C ocorre devido ao contato com o sangue contaminado. Caso uma pessoa infectada utilize um alicate de unha ou outros objetos perfurantes que são compartilhados no salão de beleza, e caso esses objetos não sejam devidamente esterilizados, uma pessoa não contaminada ao utilizar o mesmo equipamento corre o risco de ser contaminado com o vírus. Por isso é sempre importante utilizar o seu kit de manicure.