A cutícula inflamada incomoda bastante e quando não tratada rapidamente pode se tornar crônica e bastante dolorosa.

A cutícula inflamada pode ser ocasionada devido a um pequeno corte em sua cutícula quando você está fazendo a sua remoção com um alicate ou simplesmente devido ao ressecamento da cutícula, onde ela acaba descamando e soltando um pedacinho da pele que pode provocar a inflamação devido à proliferação de fungos ou bactérias no local, que leva ao inchaço, dor e a vermelhidão.

Quando a inflamação crônica da cutícula geralmente se desenvolve lentamente, causando de forma gradual o inchaço, a vermelhidão da pele e a sensibilidade ao redor das unhas. Ela geralmente afeta vários dedos da mesma mão e geralmente ocorre em pessoas que possuem diabetes ou trabalha constantemente em contato com produtos de limpeza, serviço de alimentação, lavagem de louça, etc.

Os principais sintomas da cutícula inflamada:
Nas inflamações agudas ela provoca calor, dor latente, vermelhidão, inchaço em torno da unha. Em alguns casos, surge o aparecimento de pus sob a pele próximo a unha ou debaixo da própria unha. E geralmente, um único dedo é afetado.

Já a inflamação crônica possui menos sintomas quando a aguda. Geralmente ao redor da unha fica ligeiramente inchada, vermelha, ausência da cutícula e a pele ao redor da unha está sempre úmido. Geralmente afeta várias unhas da mesma mão ao mesmo tempo.

Como diagnosticar a cutícula inflamada:
Você mesmo pode distinguir se o seu caso é agudo leve, pois sentirá apenas o inchaço, o vermelhidão e a dor latejante na área ao redor da unha.

Mas se você é diabético, tem vários dedos inflamados, ou ter sintomas mais graves (como febre, dor severa e muito pus),  você deve ir ao médico para melhor avaliação do seu problema. Caso você esteja acumulando bastante pus o médico poderá pedir um exame laboratorial para descobrir se o problema é bacteriano ou fúngico.

Quanto tempo leva para acabar com a cutícula inflamada:
O tratamento das inflamações aguda na cutícula levam de 5 a 10 dias para está completamente cicatrizada. Já as inflamações crônicas podem levar várias semanas e também a necessidade de tomar medicação antifúngica.

Cutícula Inflamada o que fazer  04

Como prevenir e evitar a cutícula inflamada:
- Mantenha as mãos e os pés secos e limpos;
– Evitar roer as unhas e mordendo a pele em torno de suas unhas;
– Utilize luvas de borracha caso você tenha uma rotina ativa com à água ou produtos químicos;
– Seja gentil quando estiver removendo a cutícula com o alicate.  Por isso, o mais indicado é evite cortar as cutículas ou empurrando-os para trás;
– Se você tem diabetes, mantenha os seus níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa de normalidade, siga a dieta prescrita pelo seu médico e tome os seus medicamentos.

Cutícula Inflamada o que fazer 02

Como tratar a cutícula inflamada:
Inflamação aguda: Você deve fazer a imersão do dedo da mão ou do pé afetado na água morna. Faça isso quatro vezes ao dia e permaneça com o dedo submerso na água morna por 15 minutos. Caso os sintomas não melhorem ou você possua pus se desenvolvendo ao redor da unha, procure um médico ou um podólogo.

Já nos casos de inflamação de moderada a grave o médio pode pedir para que você faça uso de antibiótico oral, mas você também pode mergulhar os dedos afetados na água morna de duas a quatro vezes ao dia por 15 minutos. Caso o pus de acumule próximo a unha, você pode ir ao médico para que ele possa drenar o pus.

E os casos de inflamação crônica da cutícula  que são ocasionadas por fungos, o seu médico irá tratar a infecção com medicamentos antifúngicos aplicado diretamente na pele. Esses medicamentos ode ser aplicados todos os dias durante várias semanas. Lembre-se de que  a pele deve está limpa e seca no momento da aplicação do remédio.