Com tantos lançamentos de esmaltes as mais vaidosas estão sempre desfilando com um esmalte novo toda semana. Mas aí fica a pergunta, alguma vez você já parou para pensar se o esmalte pode deixar suas unhas ressecadas ou sem brilho?

A estrutura da unha e os esmaltes:
As unhas são formadas por queratina e os esmaltes são feitos de resinas plastificantes, que acabam dando brilho e aumentando a sua durabilidade. Já os solventes presentes no esmaltes ajudam na secagem e os corantes fazem são responsável pela cor. Todos os componentes presentes no esmalte não reagem e nem agride as unhas. Por isso, o esmalte não é responsável por deixar as unhas ressecadas, quebradiças ou frágeis. Na verdade, ele acaba se tornando uma barreira de proteção impedindo o contato direto com produtos nocivos a queratina das unhas, como por exemplo, os produtos de limpeza que fragilizam e ressecam as unhas.

Outros produtos que fazem parte da rotina das unhas acabam prejudicando e enfraquecendo as unhas é a acetona. Por isso, deixe de utilizar esse produto e passe a fazer uso de removedores de esmaltes à base de óleos que não possua acetona em sua formula. Dessa forma você se livra do ressecamento, das manchinhas bancas e do amarelado das unhas. Também não se esqueça de sempre utilizar luvas de borracha ao realizar afazeres domésticos e dessa forma proteger suas unhas dos possíveis agressores.

Falta de vitaminas = Unhas fragilizadas:
Caso você não venha tendo uma alimentação balanceada é bem provável que o primeiro sinal de que algo não vai bem irá refletir nas suas unhas. Por isso, tenha uma dieta rica em vitamina A, complexo B e sais minerais (como cálcio, ferro e zinco).

Entre uma esmaltação e outra dê uma pausa:
Os dermatologista aconselham fazer uma pequena pausa entre uma esmaltação e outra, para que ela possa “respirar” de um a dois dias. Nesse período aproveite pra hidratá-la com óleos e cremes específicos para unhas e mãos.