Conhecido cientificamente como hállux valgus, o Joanete é uma deformidade que ocorre na articulação metatarso falangiana. Onde o osso do dedão é forçado para dentro, na direção dos demais dedos, formando uma espécie de arco nos pés.

Como se forma o Joanete
O joanete começa a ser formado quando as laterais dos pés acabam assumindo o peso do corpo no lugar do dedão, e os demais assumindo a forma de garras. Devido a pressão dos calçados, começa a surgir na cabeça do osso sob o tendão uma bolsa com líquido, que pode ser dolorosa e que é o resultado de um processo inflamatório.
Joanete - Causas, sintomas, diagnóstico e  tratamento - imagemMais porque ocorre o desvio do dedão?
O desvio do dedão é a consequência do mau uso de sapatos de salto e bico fino. Como o salto desloca o peso do pé para frente, enquanto a ponta estreita do sapato acaba forçando e apertando os dedos dos pés.

O Joanete também pode ser fruto de herança familiar ou doenças autoimumes, como artrose e lúpus.

Como diagnosticar o joanete
Para diagnosticar o joanete será necessário a solicitação de uma radiografia (raio x) do pé, onde possa observar a angulação irregular entre o pé e o dedão. Em alguns casos pode se diagnosticada artrite.
Joanete - Causas, sintomas, diagnóstico e  tratamento - joanete 01Principais sintomas do Joanete
- Calosidade dura no local;
– Pele avermelhada e com calosidade na extremidade;
– Dedão do pé inclinado, em direção aos outros dedos;
– Dores na região das juntas, que se tornam mais dolorosas pela pressão dos sapatos.

Como tratar o Joanete
Quando o Joanete começar a se desenvolver, é importante tomar das devidas precauções, como não usar sapatos apertados. Em fases iniciais, isso geralmente soluciona o problema e não permite que o quadro evolua.

Fazer uso de palmilhas adequadas para proteger o joanete o afastar o dedão do segundo dedo, é uma boa forma de prevenção.

Em casos mais avançados, onde o joanete já tenha evoluído para uma deformidade ou provoque dor, a cirurgia para o realinhamento do dedo e remoção do calo ossudo é a melhor opção. Hoje, existem diversas técnicas cirúrgicas para tratar o joanete.

Dicas de como evitar e amenizar o Joanete na fase inicial
Joanete - Causas, sintomas, diagnóstico e  tratamento - palmilha joanete

  • Troque os sapatos de ponta fina pelos sapatos de bico largo, para evitar e não agravar os sintomas do joanete
  • Utilize espaçadores, que ajuda a manter a posição correta dos pés e evita dores mais severas. Lembrando que o uso desses espaçadores não fará o joanete desaparecer, apenas minimiza o problema.
  • Utilizar anti-inflamatórios não irá resolver o problema, substitua a medicação por repouso e gelo, quando estiver sentindo dor ou desconforto.
  • Caso o joanete continue crescendo e causando deformidade nos pés, é recomendado ir ao médico para avaliação e verificar se há possibilidade de uma cirurgia corretiva. Esse procedimento é bastante simples, em boa parte dos casos, são resolvidos sem complicação.