Fazer as unhas em casa não significa que você não está livre dos perigos que o salão possa oferecer. Não ter os devidos cuidados com os objetos pessoas que você utiliza para fazer as suas unhas pode oferecer diversos perigos para sua saúde. Fazer uso de material não esterilizado aumenta o risco de proliferação de bactérias, fungos, micose e processos inflamatórios nas unhas. Veja a seguir alguns cuidados que vocês devem ter com o sue kit manicure e afastar possíveis problemas:

Os cuidados que você deve ter com seu Kit Manicure:

Tesoura de unha: A tesoura de unha sempre deve ser lavada com água corrente e sabão, ser higienizada com álcool 70 e em seguida ser levada ao fogo para passar pro fervura. Também é muito importante tomar os devidos cuidados com o local onde ela fica guardada, para que ela não perca o seu corte.

Alicates: A única maneira de eliminar os microorganismos que se proliferam nos alicates é com uso da autoclave, que é um item importantíssimo nos salões de belezas e esmaltarias. Uma forma caseira de você remover esses microorganismos de seu alicate é utilizando o álcool 70  e logo em seguida colocá-lo para ferver. Lembrando que é fundamental lavar o alicate com água corrente e sabão antes de aplicar o álcool. Também não deixe de proteger a ponta do seu alicate de outros objetos cortantes, você pode embrulhar a pontinha do seu alicate com um pedaço da folha de alumínio.

Palito de unha: Dê preferência aos palitos de unhas de metal ao invés dos de materiais, pois para retirar o excesso de esmalte nas laterais das unhas e até mesmo para empurrar a cutícula o indicado é utilizar esse tipo de material. Como o metal permite ser esterilizado, ele elimina de forma eficiente as bactérias que ficam alojadas no material, diferentemente dos palitos de madeira que são difíceis de secar e se tornam uma colônia de microorganismos.

Lixas de unhas: É muito comum compartilhar uma de unha com uma amiga que acabou de quebrar a unha. Esse inocente ato pode causar problemas diversos problemas como a temida micose de unha. Como alguns fungos podem permanecer na lixa e proliferar a contaminação em outros objetos que estão em seu kit manicure. Por isso, deixe-o em local separado.

Lixa de pé: É muito comum deixar na prateleira do banheiro a pedra-pome ou uma lixa de pé, pois durante o banho com a pele amolecida favorece a sua remoção. Sendo que essa pratica não é muito indicada, já que locais úmidos são perfeitos para a proliferação de fungos, bactérias e microorganismos.  Por isso, guarde a sua lixa de pé em local seco e arejado e só utilizá-la nos momentos específicos para o cuidado dos pés