Conhecida popularmente como micose de unha, porém o seu nome científico é onicomicose. É uma infecção  na unha ocasionada por fungos. Essa infecção é bastante comum e atinge cerca de 10% da população.

Mais afinal o que é onicomicose ou micose?
Como já foi falando anteriormente, a micose ou onicomicose é um fungo que infecciona a unha dos pés ou das mãos.

A micose que infecciona a unha não é uma doença fatal, porém pode ocasionar desconforto, dor e até a destruição da unha.

Como peguei micose de unha?
Geralmente a micose pode ser adquirida em ambientes que sejam úmidos e quentes, pois nesses locais facilitam a proliferação e crescimento dos fungos. Ambientes como piscinas e banheiros públicas, são locais onde frequentemente possuem fungos. Quando você utiliza esses locais com os pés desprotegidos, fica exposto ao risco de adquirir micose nas unhas.

Geralmente, ter apenas o contato com o fungo não chega ser capaz para obter a micose (onicomicose). Para que isso ocorra, é necessário ter uma pequena lesão entre a unha e a pele para que o fungo possa entrar e permanecer no local. Outro ponto importante para que ocorra a proliferação do fungo, é ficar exposto frequentemente a ambientes úmidos para que ele possa reproduzir mais facilmente.

Micose nas unhas dos pés
É a maneira mais comum de se adquirir micose. Como os pés são mais expostos a ambientes úmidos, como por exemplo: ao utilizar um calçado fechado com meias durante boa parte do dia e transpirando, deixando os pés úmidos, pode provocar a proliferação dos fungos. Outro ponto importante é o fato dos pés serem pouco vascularizado, as nossas células de defesa não chegam até as unhas dos pés com facilidade, diferente de outras partes do nosso corpo.

Já os atletas geralmente sofrem com micose nos pés devido ao uso constante de calçados úmidos e a transpiração excessiva. Outro fator que aumenta as suas chances de ter micose é o fato de sofrer diversos traumas nas unhas devido ao impacto em suas atividades.

Micose de unha pode ser transmitida de uma pessoa para outra?
Apesar de ser pouco comum, a micose de unha pode se transmitida ao compartilhar lixas ou aparadores de unhas. Mais para que isso raramente ocorra, é necessário ser constante esse contato.

O que pode favorecer o risco de infecção por micose?
Pessoas que possuem frieira, conhecido também como pé de atleta, que é uma infecção fúngica na pele dos dedos dos pés, possuem maior risco de adquirir a infecção fúngica das unhas (onicomicose). Outros fatores que podem favorecer o risco são:
– HIV;
– Diabetes mellitus;
– Problemas imunológicos;
– História familiar de onicomicose;
– Problemas de circulação sanguínea nos membros inferiores.

A micose de unha possui sintomas?
Geralmente a micose de unha não possui nenhum sintoma, apenas as alterações das unhas e em alguns casos pode provocar dor. Já portadores de diabetes, pode favorecer o surgimento de infecções secundárias.

Principais sinais da micose de unha
A micose de unha varia de acordo com o tipo e gravidade da infecção na unha. Confira os principais sinais que a micose de unha costuma apresentar:
– Unhas opacas;
– Unhas escurecidas;
– Unhas quebradiças;
– Espessamento da unha;
– Deformação do formato da unha.

A formas mais comuns de micose (onicomicose)
Onicomicose subungueal distal: é considerada a forma mais comum da infecção, pois ela atinge a ponta da unha e lesiona com maior frequência o dedão (primeiro dedo do pé). A proliferação do fungo ocorre da ponta da unha e vai em direção a cutícula

Onicomicose subungueal proximal: É a forma menos comum da onicomicose. Ele é bastante semelhante a onicomicose subungueal distal, mas ela ocorre de próximo a cutícula e vai em direção a ponta da unha. Essa micose ocorre com maior frequência em paciente com imunidade baixa ou com HIV.

Onicomicose superficial branca: Ela é mais frequente em crianças, porém pode também ocorrer alguns casos em adultos. Elas possuem a forma de manchas brancas na superfície das unhas e ficam próximas a cutícula da unha. Caso não sejam tratadas, elas se espalham por toda a unha, deixando-a praticamente branca.

Como tratar a micose de unha?
A micose de unha geralmente é uma infecção complicada de tratar, pois como as unhas possuem um crescimento bastante lento, recebem pouco suporte sanguíneo. Porém com medicamentos antifúngicos orais, as chances de acabar com a micose crescem bastante.

Os medicamentos por via oral como o Itraconazol e a Terbinafina são ótimos combatentes da micose e apresentam boas taxas de cura. E quando estiver curado da micose de unha, a pessoa deve ter bastante cuidado para que não ocorra uma reinfecção da micose. Por isso sempre cuide devidamente dos seus pés. Para que a micose não volte a se proliferar em suas unhas.