O cuidado com as unhas é recheada por mitos e verdades, por essa razão separamos as dúvidas mais frequentes e vamos mostrar que algumas delas não passam de lenda.

Esmaltes escuros deixam as unhas mais resistentes
Pura balela. Os esmaltes escuros possuem fórmula semelhante aos demais e apenas a pigmentação diferente. O que pode fazer você ter até a sensação de que suas unhas fiquem mais fortes com os tons mais escuros é devido a consistência do esmalte.

O formol adicionado ao esmalte faz as unhas ficarem mais forte?
O formol permite que as unhas endureçam e consequentemente menos quebradiças. Apesar de ser uma solução temporária o mais indicado é fazer uso de bases fortalecedoras que possua em sua formula substâncias que aumente a resistência e flexibilidade das unhas.

Tirar a cutícula das unhas faz mal?
O indicado é não fazer a remoção da cutícula das unhas, já que ela possui função de barreira protetora e que impede os fungos, bactérias e micro-organismos se desenvolvam e causem maiores problemas. Por isso, caso você possua o hábito de remover a cutícula da unha, faça apenas de forma superficial para não agredir a cutícula e não causar problemas mais sérios.

Esmalte colorido pode manchar a unhas?
Essa pergunta divide bastante opiniões, já que muitas manicures acreditam que isso não passa de mito, pois quando o esmalte não é removido de forma correta pode fazer com que a fique manchada. Outras manicures acreditam que o uso constante de esmaltes com tons mais escuros pode deixar as unhas amareladas ou com aspecto feio. Elas acreditam que devido a porosidade da unha o pigmento do esmalte acaba penetrando nas unhas permitindo o  surgimento de algumas manchas.

É realmente necessário dar pausa entre uma esmaltação e outra?
Muitos dermatologistas afirmam que sim. Já que o uso de esmalte pode promover o surgimento de manchinhas brancas ou causar fungos nas unhas. Mas outros acreditam que esse pergunta não passa de mito. Pois a unha é um tecido morto e não necessitaria de pausa para uma esmaltação e outra. Embora existam essas controversas, muitas manicures aconselham fazer a remoção do esmalte um dia antes de esmaltá-las novamente e antes de ir dormir passar nas cutículas e unhas um óleo hidratante nas unhas e fazer uma breve massagem. Isso fará com que suas unhas e cutículas permaneçam sempre bonitas.

Usar acetona para dissolver o esmalte endurecido
Apesar de realmente amolecer o esmalte endurecido, a acetona é composta por substâncias que causam ressecamento nas unhas e na cutícula. Muitos acreditam que acetona enfraquece as unhas, mas na verdade o que ela realmente faz é ressecar as unhas. Por isso, as manicures aconselham fazer uso de removedores de esmaltes a base de óleos.

Água gelada evita que o esmalte fique cheio de bolinhas?
Verdade. Quando o corpo está com a temperatura elevada, o esmalte ainda acaba ficando molhado por mais tempo e consequentemente ganhando o aspecto de um choquito, cheio de bolinhas. Por isso, antes de passar o esmalte nas unhas lave as mãos em água fria e após a esmaltação mergulhe as unhas em um recipiente com água gelada.