As unhas estão dando sempre sinais de como anda a nossa saúde e ela pode dar alguns sinais para alertas possíveis doenças. Boa parte das ondulações nas unhas ocorre de modo natural, como parte do envelhecimento ou uma mudança natural do seu corpo. Mais como foi dito anteriormente, a ondulação também pode ser um fator de preocupação.

Suas unhas podem está alertando com antecedência alguns sinais importantes sobre a sua saúde, permitindo que você busque ajuda médica para que a sua situação não se agrave.


Confira a seguir o que pode levar a ondulações nas unhas:

  • Retirada excessiva da cutícula Ao fazer a retirada excessiva das cutículas é possível comprometer a formação das unhas. Esse trauma, também pode levar a inflamações e infecções, causando ondulações na extensão das unhas. Quem possui o hábito de cutucar a cutícula, irá aumentar a probabilidade do surgimento dessas ondulações. Por isso, para evitar possíveis traumas nessa região é importante remover apenas o excesso da cutícula e hidratá-la diariamente.
  • Envelhecimento – Como o processo natural do nosso corpo, quando envelhecemos pode ser que ocorra o surgimento de ondulações no sentido vertical nas unhas, que inicia próximo a cutícula e se estende até o fim da unha. As ondulações verticais quando aparecem nessa etapa da vida não é considerado um problema de saúde, apenas se as cristas estejam bastante pronunciadas. À medida que a pessoa envelhece aumenta o aparecimento de ondas nas unhas. Agora, caso ocorra descoloração das unhas ou cutículas, é importante consultar um médico para avaliar a situação e saber se será necessário maiores cuidados.
  • Desnutrição – A desnutrição pode ser observada de várias maneiras em suas unhas. Pode surgir sulcos horizontais, a divisão vertical das unhas da cutícula até a ponta, unhas fragilizadas (quebrando com maior facilidade)  ou o surgimento de manchas brancas. Caso você tenha algum desses sintomas, certifique-se se você está repondo as vitaminas e nutrientes que o seu corpo necessita. Adicione a sua dieta diária suplementos vitamínicos, após algumas semanas, observe se suas unhas irão melhorar e desaparecer os sintomas. Caso não ocorra uma melhora, ou piore, é importante consultar um médico para avaliar a situação.
  • Como amenizar as ondulações – Uma forma simples de diminuir o aspecto de ondulações na unha de forma imediata é utilizando a lixa polidora. Lembrando que é essencial fazer uso de um hidratante para unhas, que seja a base de vitamina C. Já que a lixa polidora não soluciona de forma definitiva esse problema. Caso suas unhas estejam fragilizadas e quebradiças, evite fazer uso da lixa polidora.