Suas unhas estão fracas, quebradiças e fininhas? Você pode estar errando no momento em que você faz a manicure. Confiram alguns deslizes, que são bastante comuns e que pode afetar a saúde das suas unhas.

Você não leva o seu alicate a manicure?
Esse assunto é bastante batido, mais muitas ainda relutam em não levar o seu kit manicure, pois as ferramentas que são utilizadas em muitos salões podem não assegurar que você possa adquirir doenças como a hepatite C e D, por isso é muito importante observar se a autoclave do estabelecimento está sendo utilizado de maneira correta. E outro ponto que é bastante importante, é que as lixas e palitos de unhas que são utilizados no salão devem ser descartado ao final da manicure, pois ao ser compartilhado pode transmitir bactérias e fungos. Por isso, é muito importante você levar o seu kit de manicure ao salão.

Você lixa as suas unhas em movimentos de vai-e-vem?
Bem essa pratica bastante comum é prejudicial à saúde das unhas, pois ao fazer o movimento de ida e volta com a lixa, acabam levantando as escamas das unhas. Com o tempo suas unhas vão se tornando finas, quebradiças e enfraquecidas. Para que suas unhas não sofram esses danos é necessário lixar apenas em um sentido, para manter a lâmina das unhas firmes e fortes.

Tem o habito de lixar a camada superficial das unhas com frequência?
Suas unhas possuem uma camada protetora, que não permite a entrada e instalação de fungos e bactérias em suas unhas. Porém quando se passa uma lixa na superfície das unhas, acaba removendo essa camada protetora, deixando suas unhas suscetíveis a doenças, entre elas as mais famosas são as temidas micoses. Como a superfície das unhas é bastante delicada utilize apenas lixas de polimento, que são mais suaves e menos prejudiciais.

Remove demais a cutícula de suas unhas?
Quando você remove toda a cutícula acaba abrindo uma porta para os fungos e bactérias, que promove infecções e por muitas vezes pode levar ao enfraquecimento das unhas. Se você possui o hábito de remover as suas cutículas por completo, geralmente se tornam mais difícil desacostumar a não remove-las por completo. Mais se você tem interesse em mudar isso, a dica é hidratar as suas cutículas diariamente, fazendo assim a pele da cutícula não levante e ela fica com aparência saudável.

Você puxa a pelinha com os dentes?
Ao puxar a pele levantada, você está abrindo uma porta para inflamações e se arriscando em fazer o famoso “bife“. Quando isso ocorrer, utilize um alicate pra remover essa pelinha levantada.

Não possui o hábito de passar base antes da esmaltação?
A base tem função de proteger as unhas dos pigmentos que os esmaltes coloridos possuem. Quando não utilizamos a base, os pigmentos do esmalte penetram nas unhas, permitindo que ocorra porosidade. Por isso, é muito importante que sempre antes de esmaltar as suas unhas, você passar uma camada de base. As que possuem função de fortalecer as unhas são ainda melhores.