Um hábito bastante comum entre as brasileiras é a remoção das cutículas, porém essa prática pode levar ao comprometimento da saúde e estética das unhas. Já que a cutícula tem função importante em proteger as unhas contra a contaminação por microrganismos e produtos químicos. Quando você faz a remoção completa das cutículas pode provocar infecções e até mesmo a distrofia, que é a distorção no formato das unhas.

Muitas mulheres acreditam que removendo a cutícula o acabamento fica mais bonito, porém isso vem mais de um motivo cultural, pois em outros países como: na Europa e nos Estados Unidos é comum as mulheres não remover as cutículas.

Outro ponto muito importante para quem é adepta a remoção das cutículas com o alicate é o perigo da transmissão de doenças, entre elas a hepatite B e C.

Porque não remover as cutículas - 01

Como em boa parte dos salões de beleza não possui fiscalização, não tem como ter certeza se os alicates e outros equipamentos são devidamente esterilizados, por isso é muito importante você utilizar o seu próprio kit manicure (alicate, espátula, lixa, etc…).

Está pensando em não remover mais a cutícula?

Porque não remover as cutículas - 02

Com certeza não é uma tarefa fácil, mais com o tempo a sua cutícula irá começar a ficar mais fininha e fácil de remover o excesso.

Para fazer as unhas sem remover a cutícula basta utilizar um amolecedor de cutícula por alguns minutos, empurrar a cutícula com a espátula e remover o excesso com auxílio de um palito de unha, o aspecto da cutícula vai ficando melhor com o tempo e as chances de tirar um “bife” se torna zero.

Porque não remover as cutículas - 03Outro ponto importante é a HIDRATAÇÃO! Essa é a dica mais importante para quem está pensando em para de remover as cutículas. No mercado existem diversos produtos específicos, com as canetinhas hidratantes, ceras e cremes que reduzem as cutículas, permitindo que com o tempo as cutículas se tornem fininhas e fácil de ser empurradas.