O joanete é um problema bastante comum que ocorre nos pés, ele ocorre devido a uma inflamação óssea no dedão. Geralmente o joanete atinge as mulheres que tenha predisposição genética ou que utilizem calçados que apertem essa região diariamente. Devido aos sintomas que o joanete provoca como dor e deformidade na região lateral do pé, será necessário ir ao médico para que indique melhor tratamento para a cura. Mas como as dores provocadas pelo joanete pode ser bastante incomoda, confira a seguir, algumas dicas de remédio caseiro para diminuir a dor de joanete:

  • Compressa de água quente: Um remédio caseiro bastante eficiente no alívio da dor do joanete é utilizar o calor na região afetada. É indicado fazer uso de compressas ou bolsas de água quente quando as dores do joanete estiverem muito intensas, coloque de 15 a 20 minutos sobre a área em que você está sentindo a dor.
  • Massagem com óleo de lavanda: Uma ótima forma de diminuir a dor provocada pelo joanete é utilizar como remédio caseiro o óleo de lavanda para massagear a região afetada pelo joanete. Como a lavanda possui propriedades anti inflamatórias e promove o relaxamento do corpo. Caso você não encontre o óleo de lavanda, pode utilizar o óleo de amêndoas ou o azeite de oliva com algumas flores secas de lavanda para fazer o remédio. Será necessário esquentar a mistura em banho maria, para que suas propriedades possam ser ativadas. Reserve a misturinha em um vidro limpo, sempre antes de ir dormir, passe alguma gotas do remédio caseiro sobre o joanete e massageie a região. Em pouco tempo você poderá sentir um alívio.
  • Compressas frias: Outra forma de diminuir as dores e a inflamação provocada pelo joanete é aplicando compressas frias ou saco de gelo sobre a região afetada. Lembrando que pessoas que possuam problemas circulatórios nos pés ou possuam diabetes, deve evitar esse remédio caseiro.
  • Escalda pés com arruda: Para quem sofre de joanete e de doenças reumáticas como artrite e artrose, uma ótima forma de diminuir as dores e inflamações de fazer o ou da arruda. Para fazer o remédio caseiro você irá precisar de uma bacia com água morna e alguns raminhos de arruda. Sempre faça essa receita antes de ir dormir e deixe os seus pés de molho de 10 a 15 minutos.
  • Escalda pés com sais de Epsom: Uma forma de diminuir a inflamação provocada pelo joanete, que são bastante incômodas, é fazendo um escalda pés com sal. Você irá precisar de uma colher de sopa de sais de Epsom, uma bacia com água morna e colocar os pés de molho por 20 minutos, até sentir que a água está ficando fria. Caso você não encontre os sais de Epson pode utilizar o sal comum de cozinha. Mas dê preferência aos sais de Epsom, pois, além de ajudar a diminuir a inflamação ocasionada pelo joanete, ele também é bastante eficiente em suavizar a pele.