Da mesma forma que a pele, existe vários tipos de unhas. E as características que observamos na pele como normal, ressecada e oleosa, também vão ser encontradas em nossas unhas. Por isso, existem pessoas que não conseguem passar mais de três dias com a esmaltação e outros que conseguem passar até uma semana com as unhas pintadas.

As mulheres que fazem atividades domésticas, são mães de crianças pequenas ou fazem trabalhos manuais, acabam tendo mãos e unhas ressecadas. Mas, quando você conhece as suas unhas é possível reverter à situação para ter unhas bonitas e com a esmaltação prolongada, por isso, é fundamental fazer o uso de alguns produtos que auxilie nessa mudança. Confira a seguir os tipos de unhas e o que fazer para acabar com esse problema!

Como saber o seu tipo de unha e o que fazer?

Unhas ressecadas: As unhas possuem um aspecto de sem vida, geralmente são esbranquiçadas e quebram facilmente. As cutículas são grossas, ressecadas e tende ficar levantadas. Para reverter essa situação e indicado utilizar produtos a base de vitamina E, esmaltes livres de tolueno ou que seja 3Free e cremes hidratantes pra as mãos.

Unhas Oleosas: Uma das principais características das unhas oleosas é a facilidade do esmalte descascar em tão pouco tempo, mesmo sem ter feito alguma atividade doméstica ou o contato constante com a água. Em alguns casos o esmalte pode descascar de um dia para outro. Por isso, será necessário fazer uso de esmaltes de longa duração, como os esmaltes em gel e sempre antes de fazer a esmaltação fazer uma esfoliação nas unhas ou passar a lixa de forma suave sobre as unhas.

Unhas mistas: Geralmente esse tipo de unhas tem dificuldades para crescer e quebra facilmente, por ser fracas e finas. Por isso, fazer uso de fortalecedores é fundamental para que as unhas possam crescer saudáveis e não quebrar tão facilmente. Outro detalhe importante é que é necessário ter uma alimentação balanceada e saudável, pois as unhas é um reflexo de como esta a saúde. Caso você perceba que suas unhas estão com estrias, fracas e quebradiças é indicado investigar de forma mais profunda a sua situação.

Unhas sensíveis: Elas são semelhantes às unhas secas, porém possui um quesito que agrava a sua situação, pois esse tipo de unhas tem a região ao redor da pele dolorida. Ao fazer uso de produtos de limpeza pode desencadear a sensibilidade nessa região. Por isso, será necessário fazer uso de luvas para limpeza e sempre está utilizando produtos específicos para as mãos que não cause alergias.