Muitas mulheres ficam sem saber se devem ou não fazer a remoção da cutícula, que é a principal responsável pela proteção das unhas. Mas afinal, será que posso remover a cutícula por completo? Será que elas vão crescer mais grossas?

Bem, fazer a retirada completa da cutícula pode machucar e no pior das hipóteses pode provocar uma infecção ou a entrada de bactérias e vírus. Por isso, o ideal é não remover de mais a cutícula de suas unhas. Pois esse hábito pode causar vários prejuízos a suas unhas.

Quais os cuidados que você deve ter com as cutículas?

Para que suas cutículas e unhas permaneçam saudáveis é muito importante mantê-las hidratadas e remover apenas o excesso da pele ou apenas empurrar de forma delicada a sua cutícula.  Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre a cutícula:

Quanto mais se tira, mais grossa a cutícula cresce?
Mito
. Da mesma forma como os pelos e cabelo, a cutícula tem um limite para crescer. Ao fazer as unhas toda à semana você pode ter a impressão de que elas crescem mais rápido, o que não é verdade.

Devo remover sempre remover as cutículas para fazer as unhas?
Depende. “Você pode retirar a cutícula, desde que tenha cuidado para não machucar as unhas.

Retirar totalmente a cutícula faz as unhas crescerem mais?
Mito
. Não existe relação direta entre a cutícula e o crescimento das unhas. Como a função da cutícula é apenas de proteção do aparelho ungueal (unhas e matriz), que não permite que ocorra a entrada de bactérias, que podem causar infecções.

Usar produtos de limpeza sem proteção nas mãos prejudica a cutícula?
Verdade
. Como os produtos químicos possuem em sua formula substâncias nocivas e que fazem com que a pele fique mais ressecada e as cutículas com aspecto áspero. Por isso, a hidratação é fundamental, pois ela acaba criando uma película protetora contra os agentes agressores.