Popularmente conhecida como “Unha encravada” a onicocriptose é uma doença bastante dolorosa, que afeta geralmente o hallux, podendo ser em um ou ambos os lados da pele, pressionando a unha e levando a inflamação dessa região. Portanto caso não seja tomadas as medidas de precauções na região, a unha encravada pode levar a uma infecção no local.

Sintomas:
Um dos sintomas mais comum é que o dedo afetado fica inchado e avermelhado, por muitas vezes, acaba produzindo pus e machas de sangue.

Unha encravada  - Causas e tratamentos - 03
Cuidados:

Neste período em que você esteja com a unha encravada, evite os sapatos fechados e com saltos altos.

Corte as unhas com o formato correto. Sempre corte as suas unhas em linha reta em vez de curvas. Nunca deve cortar as unhas mais curtas que o dedo, elas devem está sempre niveladas com aos dedos dos pés. Dessa forma você evita que a unha cresça na pele, quando você colocar pressão sobre os pés.

Em casos moderados de unhas encravadas, você pode utilizar algumas receitinhas de remédios caseiros para que o episódio das unhas encravadas possa ser solucionadas, confira a seguir algumas receitinhas caseiras para tratar a unha encravada:

Unha encravada - Causas e tratamentos - 04
1º Receitinha para unha encravada:
Para a receitinha, você irá precisar de água morna, uma bacia, sais de Epsom.
Em uma bacia, coloque água morna e sais de Epsom. Coloque o pé que está com a unha encravada e deixe ela lá de 15 à 30 minutos, na água morna com sal. Repita essa receitinha de duas à três vezes ao dia.

Mantenha os seus pés secos durante o dia. Aplique o peróxido de hidrogênio na unha encravada. Pois o peróxido de hidrogênio é um antisséptico utilizado para infecções leves. caso você não encontre, pode utilizar o iodo. Proteja a unha encravada com uma bandagem ou uma gaze, evitando assim que as bactérias possam se propagar e diminuir o risco de propagação da infecção.

Unha encravada  - Causas e tratamentos - limão
2ºReceitinha para unha encravada:
Você irá precisar de uma pequena fatia de limão, uma meia, um esparadrapo ou gaze.  Pegue a pequena fatia de limão e coloque por cima do seu dedo que está inflamado, para que fique no local, passe um esparadrapo ou uma gaze para que o limão não saia do local. E para que a área fique protegida coloque uma meia em seu pé.

Faça esse tratamento no seu dedo inflamado todas as noites. Isso irá ajudar na liberação da unha, pois o limão ira suavizar a pele. Durante a manhã, você deve afastar cuidadosamente a unha da pele. Enrole um pedacinho de algodão em forma de charuto e insira entre a unha e a pele, permitindo que se afastem. Mude o algodão todos os dias, e repita o procedimento até a unha encravada curar.