Alergia a esmaltes – Quais são as causas e como evitar

Alergia a esmaltes ocorre quando o nosso corpo responde de forma exagerada aos produtos químicos que fazem parte do esmalte. Entre eles estão o Tolueno ou o formaldeído. Como essa alergia (dermatite de contato) não possui cura, a forma para evitar esses possíveis casos de alergias é utilizando esmaltes que não possuam esses componentes em sua formula.

Os principais sintomas da alergia a esmaltes são:
Os sintomas da alergia a esmaltes pode ocorre de forma combinada ou isolada. Pode ocorrer na região de contato com o produto ou se espalhar pelo corpo inteiro, os principais locais que alergia atinge inclui o rosto e os olhos.  Outros sintomas da alergia a esmaltes são:
– Bolhas de água;
– Pele avermelhada;
– Inchaço das pálpebras e das mãos;
– Descamação da pele ou das unhas das mãos.

Tratamento para alergia a esmaltes:
Para tratar a alergia ao esmalte, pode ser utilizado o remédio antialérgico, como o loratadina, polaramine e allegra, que minimizam os sintomas e o desconforto da alergia.

Por isso, é importante escolher esmaltes que sejam livres de tolueno, parabenos, cânfora, formaldeído e DBP (ingredientes causadores das alergias e ressecamento das unhas).

Fazer uso de esmaltes hipoalergênicos ou 3free que não possui os três principais componentes alergênicos (tolueno, DBP e formaldeído).

E caso a sensibilidade ao esmalte seja muito grande, não pintar as unhas é a única opção.

Como diagnosticar alergia a esmaltes:
Você deverá fazer um teste de alergia, solicitado pelo médico. O teste irá aplicar diversas substâncias alérgicas em várias regiões da sua pele, deixando-o atuar por 48 horas. No final, o médico irá fechar o diagnóstico ao observar as regiões que ficaram avermelhadas ou que você referiu coceira.

Esmaltes que não causam alergias:
Como boa parte das empresas brasileiras vem investindo atualmente em esmaltes livres dessas substâncias que provocam as alergias, as consumidoras têm agora uma boa variedade de cores e acabamentos para suas unhas!

Para conferir os esmaltes que não provocam alergias, clique aqui!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here