Como saber se tenho fungos nas unhas?

Como saber se tenho fungos nas unhas? Quando os fungos ou micoses das unhas se proliferam nas unhas dos pés ou das mãos acabam alterando o aspecto e cor. As unhas se tornam mais grossas e podem ficar com tom amarelado ou até mesmo mais escurecido. Por isso, é importante tomar os devidos cuidados com a saúde das unhas.

Como se forma o fungo nas unhas?
Os fungos ou micoses de unha se forma na pele e estende para as unhas, permitindo diversas alterações ou até mesmo a destruição da unha. Por isso, caso a infecção já está instalada em sua unha é importante fazer o tratamento para exterminar esta infecção o mais rápido possível.

As alterações mais comuns provocado pelos fungos nas unhas:

  • Alteração da forma, textura e cor das unhas dos pés ou das mãos – Este é um dos principais sintomas da presença de fungos nas unhas.
  • Unhas com tom amarelado – Uma pequena mancha ou riscos de tom amarelado nas unhas é um indício do desenvolvimento de fungos na região. Caso o tratamento não ocorra de imediata a unha começará a escurecer chegando ao tom castanho.
  • Engrossamento das unhas –  Já em uma fase mais avançada da infecção pelos fungos ocorre as deformidades e fragilidade nas unhas, permitindo dessa forma que as unhas engrossem e ganhe um aspecto feio.
  • Odor desagradável – Devido aos resíduos que se acumulam e a decomposição da unha o cheiro desagradável se torna evidente na unha afetada pelo fungo.
  • Dor e incômodos ao utilizar sapatos fechados ou qualquer outro tipo de calçado que roce na unha afetada – Com o engrossamento das unhas e sua quebra gradual acabam causando dores quando estão em contato com alguma superfície.

Caso você possua algum destes sintomas citados acima é importante procurar um médico para examinar o seu caso para indicar o tratamento adequado. Lembrando que caso não ocorra o tratamento logo no início da infecção, sua unha pode sofrer com todas as fases de sua propagação até a destruição da unha afetada pelo fungo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here