Manchas escuras no calcanhar? Veja como acabar com elas!

Você possui manchas escuras no calcanhar, mas especificamente na região da parte de trás onde encosta o sapato? Pois bem, essa marquinha indesejável surge devido ao atrito constante do calcanhar com o sapato, que resulta em um machucado que pode evoluir em bolhas e acaba deixando as marquinhas escuras. Mas, você sabia que é possível eliminá-las? Veja a seguir por que os sapatos provocam manchas no calcanhar e como eliminá-las!

Por que sapatos provocam manchas escuras no calcanhar?
Toda vez que seu calcanhar é machucado pelo sapato, geralmente acaba formando uma bolha que evolui para uma mancha escura. As manchas ocorrem devido ao melanícitos que é produzido pelo nosso organismo, que tem finalidade de produzir pigmento quando sofre algum tipo de agressão. Quando o seu sapato está apertado e entra em atrito com a pele do calcanhar, acaba provocando uma irritação que atraem a melanina para o local.

Como eliminar manchas do calcanhar – passo a passo:

Caso a mancha já está em seu calcanhar será necessário ter paciência e se manter longe do sol para que ela seja eliminada naturalmente. Agora, confira nas dicas a seguir o que fazer quando surge o primeiros sinais de que seu calcanhar poderá formar uma nova mancha:

  1. Se você acabou de machucar o seu calcanhar, evite utilizar novamente o sapato que resultou no machucado, por no mínimo 45 dias. Nesse período, dê preferência a calçados confortáveis e que não entre em contato direto com o machucado.
  2. Evite qualquer tipo de atrito na região do calcanhar. Não aperte a região e muito menos esfregue o local durante o seu banho. Enquanto a manchinha não sumir não utilize a bucha.
  3. Caso surja uma bolha, você pode até estourar, mas nunca remove-la. Pois a membrana que fica em torno da pele ajuda no processo curativo natural do organismo, além disso, ela protege contra as infecções e ajuda a diminuir o tempo de recuperação.
  4. Você pode fazer uso de algum remédio cicatrizante, caso não possua em casa você pode ir a uma farmácia e adquirir um medicamento indicado pelo farmacêutico. Ao fazer isso, você estará amenizando a marca que se forma no calcanhar, pois quanto maior o tempo em que a ferida fique aberta, maior serão as chances de seu calcanhar ficar com a manchinha.
  5. Caso o machucão esteja infeccionado, será necessário fazer uso de antibióticos no local. Por isso, procure um dermatologista para que ele possa indicar o medicamento a ser utilizado no tratamento.
  6. Para que a região tenha uma rápida recuperação, você deve fazer uso de curativos umectantes. Que tem função de umedecer a pele e acelerar a cicatrização. Você encontrará nas farmácias géis específicos para esse propósito.
  7. Caso a marca não tenha sido eliminado de maneira alguma, você pode buscar um tratamento estético que irá ajudar a eliminar as marcas em seu calcanhar. Geralmente o tratamento é feito com laser de érbium e com a luz intensa pulsada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here