Rachaduras nos pés – Confira 10 receitas caseiras

Olá meninas, muitas de vocês já passaram ou estão passando por uma fase difícil com os seus pés. Muitas acabam esquecendo, mais os pés precisando de cuidados diários! Pois afinal de contas eles sofrem diariamente os impactos do peso de todo o nosso corpo. Devido a isso resolvi fazer o tutorial sobre rachaduras nos pés, com receitinhas que são bastante eficaz.

Agora se você também está buscando uma receitinha caseira para fazer as suas unhas crescerem mais rápido e saudáveis confira o nosso artigo –  aqui: Como fazer as unhas crescer com remédio caseiro

Rachaduras nos pés- hidratação

Se de um tempo pra cá você vem exigindo um pouco mais  dos seus pés, e acabou percebendo que eles estão com rachaduras ou com fissuras, confira como cuidar dos seus pés e quais medidas você deve tomar para que eles fiquem a cada dia mais hidratados, lisinhos e bonitos novamente.

CONFIRA AS 10 MELHORES RECEITINHAS CASEIRAS PARA CALCANHARES RACHADOS:
1º ÓLEO VEGETAL:
Aplicar o óleo vegetal nas rachaduras dos pés pode dar bons resultados. Se por acaso você está com graves rachaduras nos pés ou tem apenas os pés ressecados, pode utilizar qualquer tipo de óleo vegetal para amenizar e prevenir as rachaduras em seus pés.

É possível utilizar o óleo de oliva, óleo de sésamo, óleo de coco ou qualquer outro óleo vegetal hidrogenado para tratar os calcanhares rachados. Acredito que você tenha em casa algum desses óleos em sua casa.

Rachaduras nos pés - óleo vegetal

  • RECEITINHA:
  1. Esfregue os seus pés com uma pedra pomes e após isso lave em água corrente;
  2. Daí está liberado para aplicar o óleo vegetal não só apenas no seu calcanhar como em todo o pé;
  3. Utilize um par de meias limpas e, em seguida, você deve ir para cama assim o tempo em que você estiver dormindo, o óleo estará penetrando na pele de maneira correta;
  4. Ao acordar você irá notar que não apenas o calcanhar como todo o pé estará muito mais suaves. Repita essa receitinha por alguns dias até que seus calcanhar rachado estejam completamente lisinhos.

2º CERA DE PARAFINA
Se as condições das rachaduras nos pés estiverem muito ruins e já causando dores, a cera de parafina é um ingrediente que pode dar alívio rápido aos seus pés. Você pode encontrar a cera de parafina em lojas de cosméticos.

Rachaduras nos pés - parafina nos pés

  • RECEITINHA:
  1. Você irá precisar misturar um pouco de parafina com óleo de mostarda ou óleo de coco e depois deve aquecê-lo por algum tempo para que a cera derreta corretamente;
  2. Deixe a mistura atingir a  temperatura ambiente antes de aplicar em seu pés;
  3. Para melhores resultados  aplique a mistura sobre os calcanhares rachados antes de ir para cama e lave bem os seu pés pela manhã. Você deve repetir este procedimento de uma à duas vezes por semanas para ver os resultados.

3º BANANA
Você também pode tratar os suas rachaduras nos pés em casa com bananas maduras. Bem essa receitinha é bem simples e barata. Com certeza você deve ter em sua casa o ingrediente principal.

Rachaduras nos pés - banana

  • RECEITINHA:
  1. Pegue uma banana madura e a machuque para fazer uma pasta lisa;
  2. Limpe os pés corretamente e, em seguida, aplique essa pasta de banana em seus pés e deixe-o descansar de 10 à 15 minutos, para que a pele seca dos pés possa ser nutrida;
  3. Finalize lavando muito bem os seus pés com um pouco de água quente e, em seguida, mergulhe os seu pés em água gelada por alguns minutos;
  4. Siga esse procedimento diariamente por algumas semanas para você poder sentir os seu pés mais macios e suaves.

4º LIMÃO
A propriedade ácida de um limão pode ser de grande utilidade para as rachaduras nos pés. E nesse receitinha ele é fundamental.

Rachaduras nos pés - limão

  • RECEITINHA:
  1. O suco do limão deve ficar em contato com sua pele áspera;
  2. Outra alternativa,  é você mergulhar os seu pés por 10 à 15 minutos em um balde de água morna com suco de limão.Evite o uso de água muito quente, pois pode tirar a umidade dos seus pés;
  3. Finalize lavando os seus pés com pedra pomes e sabão e seque bem os pés com uma toalha.

5º ÁGUA DE ROSAS E GLICERINA
Glicerina e água de rosas é mais uma alternativa para tratar as rachaduras nos pés em casa. Especialmente quando você vai para alguma festa ou ocasião especial e está precisando de um resultado momentâneo.  Você vai poder encontrar esses produtos em lojas de cosméticos ou até mesmo em farmácias.

Rachaduras nos pés - água de rosas mais glicerina_2

  • RECEITINHA:
  1. Misture glicerina e água de rosas, em igual quantidade misture corretamente;
  2. Antes de sair de casa, esfregue a mistura em seus pés até que a pele tenha absorvido corretamente todo o produtinho. Isso manterá sua pele macia por um longo período e as condições das fissuras nos pés serão controladas;
  3. Repita este remédio por várias semanas até que os calcanhares deixem de se tornar frágil.

6º VASELINA
A vaselina é um ótimo aliado ao combate das rachaduras nos pés e o ressecamento da pele. Ele permitirá que seus pés fiquem macios e suave com essa receitinha. A vaselina pode ser encontrada em qualquer farmácia.

Rachaduras nos pés - vaselina mais pedra pome

  • RECEITINHA
  1. Para evitar calcanhares rachados, você deve esfregar com a pedra pome a pele morta e dura em torno dos seus pés regulamente em seguida você pode passar um pouco de vaselina na área do calcanhar inteiro;
  2. Depois de aplicar vaselina você deve cobrir os pés com meias para que ela possa penetrar na pele corretamente. Ela impedirá que  seus calcanhares fiquem rachados novamente, tornando eles bastante hidratados;
  3. Tente seguir este remédio para o calcanhar rachado diariamente antes de ir dormir.

7º MEL
Mel também pode ser usado para tratar as rachaduras nos pés, pois ele permite uma ótima hidratação, além de possuir propriedades antibacterianas. O mel pode cuidar tanto dos pés secos com também dos calcanhares rachados.

Rachaduras nos pés - mel

  • RECEITINHA:
  1. Para dar mais suavidade aos pés, misture uma xícara de mel para metade de um balde de água morna;
  2. Agora, mergulhe os seus pés nesta água e fique de 15 à 20 minutos;
  3. Finalize esfregando os seus pés delicadamente para obter pés macios e mais flexíveis. Com esse cuidado, você deixará de ter pés secos e rachados.

8º ÁGUA QUENTE E SALGADA
caso você tenha rachaduras nos pés que precisam de um esforço extra para manter o calcanhar limpo e bem hidratado.

Rachaduras nos pés - água com sal 01

  • RECEITINHA:
  1. Cuide dos seus pés por imersão em água salgada e quente, por  pelo menos 10 à 15 minutos;
  2. Em seguida, coloque os pés em água fria para que a circulação do sangue nos pés possa melhorar.Ele irá ajudar na obtenção de alívio na dor causada por calcanhares rachados;
  3. Seque os pés e aplique um pouco de creme hidratante ou vaselina nos pés;
  4. Recomendo colocar um par de meias nos pés, para que assim posso ocorrer de maneira efetiva a hidratação nos pés.

9º FARINHA DE ARROZ
Meninas, uma ótima receitinha para fazer nos pés é a esfoliação natural com mel, vinagre de maçã e farinha de arroz, eles vão diminuir as rachaduras nos pés em pouco tempo.

Rachaduras nos pés - farinha de arroz

  • RECEITINHA:
  1. Para fazer o esfoliaste você irá precisar de duas à três colheres de sopa de arroz moído, em seguida, adicione algumas colheres de mel e vinagre de maçã para fazer uma pasta grossa;
  2. Se as rachaduras no seu calcanhar estiverem extremamente ruim, adicione uma colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas doce;
  3. Mergulhe os pés em água morna por cerca de 10 minutos e, em seguida, esfregue suavemente com esta pasta para remover a pele morta ao redor de seus pés. Em pouco tempo você terá calcanhares macios e com poucas rachaduras.

10º NEEM INDIANO
O Neem Indiano também conhecida também como Nim ou amargosa também pode ser usado para tratar rachaduras nos pés. Ele contém propriedades fungicidas e é por isso que é muito eficaz no tratamento de rachaduras nos pés.

Rachaduras nos pés - neem indiano

  • RECEITINHA:
  1. Pegue um punhado das folhas de Nim esmague num pilão até ter uma consistência de uma fina pasta e, em seguida, adicione três colheres de chá de açafrão em pó;
  2. Misture bem e, em seguida, aplique sobre as rachaduras e deixe agir por trinta minutos;
  3. Finalize, lavando os pés com água morna e seque com um pano limpo. Com esta cura natural, não haverá o problema de calcanhares rachados novamente.

Bem meninas, ao primeiro sinal de rachaduras nos pés, é bom começar a seguir os tratamentos naturais mencionados acima, para que os seus pés fiquem macios e suave. Também é importante manter o seu corpo sempre bem hidratado, bebendo bastante água e seguindo uma dieta rica em ácidos graxos e ômega 3.

Vocês perceberam que boa parte dessas receitas são com produtos que você encontra com certa facilidade no mercado, acredito que talvez o mais difícil de encontrar seja as folhas do Neem, pois dependendo da sua região você pode ter maior dificuldade em encontra-las. Espero que tenham gostado das receitinhas e que elas possam ajudar a melhorar as rachaduras nos pés de vocês.

Não deixe de conferir a nossa sessão com vários artigos para o cuidados dos pés e das mãos.

63 COMMENTS

  1. Boa tarde!

    Adooooooorei as dicas, meus pés são tão judiados por conta do meu peso extra e racham todinho, sou super fã de sandálinhas, mas fico envergonhada de usar por conta das rachaduras.

    Estou com dificuldade de encontrar o “Vinagre de cidra da maçã”! Será que é o mesmo que “Vinagre de maçã”? Ou talvez posso substituir por outro?

    Obrigada.

    Beeeeejo

    • Olá Raquel,
      O “vinagre de cidra de maçã” ou o “vinagre de maçã” possuem as mesmas propriedades. Pode utilizar tranquilamente a que você encontrou.
      Atenciosamente,
      Como Fazer as Unhas.

    • Use vaselina em creme misturado com pomada bepantol antes de dormi e coloque uma meia na segunda aplicação já vai ver a diferença os meus pés era muito rachados e ótimo não vai se arrepender…

      • mas sera que funciona mesmo quero saber meu pé esta escamando e se abrindo todo esta feio de mais pior do que um pé de pessoas bem idosas não sei mais o que fazer me ajuda.

    • Sim, o vinagre de maçã é o mesmo, é um excelente anti- inflamatório, se misturado com água e sal serve para tirar a dor e desinchar torções, batidas e até mesmo inflamações causadas por perfurações de objetos como: pregos, chapas, farpas de madeira, etc… , boa sorte

    • ola faço com vasilina liquida meu pe era ressecado e rachado ate sangrava, depois que começei a passar vasilina todas as noites esta otimo as rachaduras sumiram e o ressecamento esta bem melhor.

    • Olá Patricia,

      Os óleos mais indicados são os que foram citados na receitinha. Nuca utilizei os óleos para bebês.

      Acredito que o esse óleo possa hidratar de maneira mais superficial, porém não sei terá o mesmo resultado com a receita. Se você testar, volta pra comentar o resultado.

      Bejinho!

  2. por favor me ajuda a resolver essas rachaduras , pois daqui mais ou menos 10 dias tarei viajando p casa da minha sogra e cunhadas e nao as conheço pessolmente, e ja viu ne chegar la com pès rachadados talvez vao ter uma mal impressao d mim , as pessaos pensam q è desleiche ter os pes rachados mas eu nao fico descalça e trabalho o dia todo com bota e meia pois sou cozinheira e nao entendo pq parece essas rachaduras que ate doe q as vezes ando mancando pq me machucam muito e gostaria de saber pq isso acontece..mais uma vez muito obrigada..bjoss

  3. Olá, o meu eaposos tem os pés tão rachados que chega até sangrar, fica aquela casca grossa dura e rachada demais o que posso fazer….ele chega até andar de ponta de pé porque doi muito. ..desde ja agradeço e fico no aguardo.

    • Olá Geysa,
      As rachaduras nos pés quando chegam a sangrar, realmente se tornam bastante dolorosas e podem ser a porta de entrada de infecções bacterianas.

      Como o caso do seu marido é considerado mais grave, é necessário fazer um tratamento mais intenso. Como utilizar cremes com ureia e outras substâncias, que ajude a remover essa camada grossa, ressecada e dura (que nada mais é que células mortas da pele dos pés).

      Para esse tipo de tratamento, a ureia é a mais indicada, por ter maior poder de hidratação. Pois ela mantem a pele hidratada por um maior período, além de fazer a hidratação de dentro para fora. Ajudando a remover essa camada mais ressecada e rígida dos pés.

      Um creme de uréia para os pés que já tive bons resultados foi o EUCERIN – 100g. Custa em torno de R$32,00. E ajuda bastante no combate das rachaduras que chegam nesse ponto (sangramento).

      A medida que os pés vão se tornando mais macios e com a pele mais fina, já pode suspender o creme a base de ureia e utilizar hidratantes específicos para os pés, que deve ser utilizados diariamente. Você pode conferir nesse link algumas sugestões: http://comofazerasunhas.com.br/os-melhores-cremes-para-rachaduras-nos-pes/

      Hidrate os pés antes de ir para a cama e enrole com plastico filme. Na manhã seguinte você poderá observar que os pés vão se tornando a cada dia mais hidratados e sem rachaduras nos pés.

      A única observação quando ao uso desse medicamento a base de ureia, é que ao testar o produto, verifique se não provoca irritações ou alergias a pele. Caso isso ocorra suspenda o tratamento e procure um dermatologista.

    • Compra creme de Uréia 10%.
      Aplica nas rachaduras, com vaselina luquida.
      Coloca um saco plástico e uma meia, durma assim, retire no dia seguinte.
      Faça duas vezes por semana e verá a diferença.

  4. Olá, minha mãe tem problema sério com rachaduras, elas chegam a sangrar.. foi ao médico e tudo mais, só que as pomadas não adiantam.
    Conhece alguma receita caseira forte que possa melhorar a dor da minha mãe?!

    Desde já, agradecida!

  5. Também acho rachaduras horríveis e eu tenho acho bom também passar creme de pele e acucar depois só abafar com uma sacolinha por alguns minutos e depois vc nota a diferença e e bom pra rachadura e pra limpeza de pele adoro fazer isso ! Experimentem e sinta a diferença

  6. Boa tarde meninas! estou com esse problema de rachaduras nos pés e começou a doer, comprei o óleo Seve da natura, passo todas as noite antes de dormir, notei que está dando um ótimo resultado.

  7. Ola, tenho esse problema de rachaduras nos pés a anos, é muito desagradável e constrangedor numa roda de amigos né e com o verão ai chegando ter que passar por isso. Vou tentar o do sal na água quente, o óleo vegetal e a vaselina.

  8. Estou com rachaduras nos pés, que começaram a doer. Nunca pensei que teria esse problema por sempre cuidar e agora vou tentar uma das dicas acima para ver se melhoram, pois o aspecto é horrível principalmente para quem trabalha com sapato aberto.

  9. Olá, eu tenho uma dúvida. Antigamente eu lixava muitos meus pés mas hidratava também e muito! e de uns tempos pra cá, meus calcanhares (principalmente o direito) está esbranquiçado e muito ressecado e isso está me desesperando! Eu já usei tudo!, fiz hidratação, usei parafina, faço esfoliação, cremes várias vezes ao dia com ureia etc. Troquei de marca, usei até bepantol (pomada) e nada.. por favor ajudem!

    Obrigada!

  10. Amei as dicas! Muito obrigada, vou testá-las! Até agora eu apenas usei glicerina pura (glicerol) e obtive um resultado super legal nos calcanhares rachados já na primeira noite. Fiz uma cirurgia para parar de suar nas mãos e desde então elas vivem ressacadas e até mesmo enrugadas nos dedos, próximo às unhas. A glicerina milagrosamente desenrugou minhas mãos como nenhum outro produto já testado antes. Só atinei para a glicerina depois de ver esse post. Resolvi 2 problemas de uma vez! Muito obrigada!!!

  11. Tenho rachaduras nos pés, e sinto muita vergonha, comecei a testar as receitas de óleo natural, to usando azeite extra virgem, e estou testando a receita da banana madura q é bem simples, espero obter bons resultados e vou fazer com meu esposo os pés dele estão horríveis. Assim que eu tiver algum resultado entro em contato. bjos….

  12. Oia pele dos meus pes sao finas porem duras ressecadas ja fiz tudo q citaram e continuam ressecas parecem lixas..nao aguento mais dormir d meias ate passo o dia todo.ureia vaselina oleo d amendoas cremes proprio pra pes mas nada adianta ate urina usei kkkso fica macio na hora .qndo a pele absorve o produto os pes ficam secos q me da muit dá agonia..as pontas dos meus dedos da maos esta sensivel d tanto produto q uso fazendo massagens nos pes…alguem me ajudaaaaa.

    • Um dermatologista me ensinou que quando colocar qualquer produto para hidratar os pes era pra colocar insufilme ou colocar dentro de uma sacolinha plastica pois algumas das vezes a gente acaba hidratando mais a meia ou os lençois dq o próprio pé, pra mim ajudou pois diminui o tempo de tratamento

  13. Oiee, usei o óleo de coco e meus pés ficaram macios,gostei muito uso todos o dias antes de dormir.Amei as dicas, muito obrigada!!!

  14. Meu pé direito estava com muitas rachaduras e peles grossas. Peguei o alicate e acabei retirando as parte grossas. De um forma totalmente errada. E agora ele esta dolorido e muito sensível. O que devo passar para aliviar a ardência e retirar as peles grossas? Obrigada.

  15. Meu problemas nos pés começaram quando comecei a trabalhar e passar o dia em pé,agora nos últimos meses eu confesso que me descuidei da higiene dos meus pés e estão com rachaduras grossas e são muitos doloridas, ja usei vários tipos de creme de tratamento e esfoliante e não deram resultados nem um. Ahora vou testar uma dessas dicas citadas aqui ?

  16. Oie Gostei muito das receitinhas caseiras do Site vou tentar usar pois estou enfrentando uma barra há um mês estou com rachaduras nos pés e de um mês pra cá venho passando nos médicos pois estou com umas manchas vermelhas que estão se alastrando pelas pernas sentindo subindo sempre fui diagnósticada com:Foliculite,Bicho Geográfico e etc..e usando remédios Cefalexina 500mg , Albendazol 400mg, Corticortem 20mg, TrokG Essa Alergia melhora e volta em 3dias ñ sei o que fazer? Será que cuidando das rachaduras irá melhorar?Será que as rachaduras são portas para Bactérias? Um forte abraço aguardo resposta!Estoy desesperada!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here