Unhas encravadas – Como tratar e evitar

Não tem nada mais desconfortável do que está com unhas encravadas, geralmente é bastante dolorosa e  utilizar um calçado fechado se torna quase impossível.

As unhas encravadas ocorrem devido à forma errada de cortar as unhas, pelo uso constante de sapatos apertados, pela má formação dos pés ou quando as unhas possuem uma espessura mais grossa.

Geralmente as unhas encravadas promovem a infecção no dedo do pé acometido. Por isso, é necessário fazer um tratamento adequado na unha afetada. Confira a seguir como tratar e evitar unhas encravadas:

Como evitar as unhas encravadas
Unhas encravadas - Como tratar e evitar - cortanto as unhas
Para que suas unhas não encrave é necessário cortá-las e lixá-las no formato quadrado. Evite cortar os cantinhos das unhas e deixá-las no formato arredondado. Também não é aconselhável fazer a total remoção das cutículas, pois elas possuem a função de proteger as unhas de microorganismos e de produtos químicos.

Faça uso de sapatos confortáveis e que não faça pressão nos dedos dos pés. Caso perceba que sua unha encravou é importante procurar um especialista para tratar a unha encravada. Evite cutucar a unha encravada, pois você pode agravar ainda mais o caso.

Como tratar as unhas encravadas
Unhas encravadas - Como tratar e evitar - unha-encravada
É necessário tomar alguns cuidados importantes para que sua unha encravada não infeccione durante período de cicatrização.

  • Evite molhar o curativo da unha encravada.
  • Sempre limpe os pés com algodão embebido com álcool
  • Evite utilizar sapatos fechados durante o período de cicatrização
  • Caso você não esteja utilizando curativo, faça a limpeza da região acometida com água oxigenada e em seguida passe uma pomada cicatrizante, como o Sulfato de Neomicina.
  • Se você perceber alguma alteração de textura ou na coloração de sua unha, procure um especialista.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here